Pular para o conteúdo

Black Friday – Dicas para não cair em Golpes

As ofertas para a Black Friday  já estão pipocando em vários lugares, redes sociais, lojas virtuais e físicas e etc. Mas é preciso ter cuidado, pois muitas promoções podem não ser tão vantajosas.

A campanha importada dos Estados Unidos é uma maneira dos lojistas limparem os estoques antes da época natalina, e só em 2018 movimentou cerca de R$ 2,6 milhões, e a expectativa para esse ano é que alcance a marca dos R$ 3,5 milhões ou mais.

Muitas lojas, principalmente as que mantêm o comércio online, já estão fazendo promoções antecipadas, como por exemplo, a Black Friday Americanas, que promete abaixar os preços ainda mais nos dias oficiais da campanha.

De acordo com especialistas, para este ano , a média de desconto pode cair para 25%, valor um pouco menor em relação a 2018, em contra partida, a adesão por parte dos lojistas será muito maior, isso quer dizer muito mais ofertas para se analisar.

Mas existem muitas outras boas dicas de como se proteger da famosa “Black Fradei” tão comum nessa época. Confira todas as dicas abaixo antes de sair às compras:

Quando Será a Black Friday

bleck fraida
Black Friday – Dicas para Não Cair em Golpes

Como em todos os anos, a Black Friday  se inicia na última sexta feira do mês de novembro, dia 29. Mas a grande maioria dos lojistas também segue à Black Week, ou seja, não será somente um dia de promoções e sim uma semana ou até mais.

Como funciona a Black Friday

A Black Friday Brasil promete inovar dos anos anteriores.

A campanha pretende igualar as vendas das lojas físicas e online, ou seja, varejistas pretendem colocar o estoque existente nas lojas físicas disponíveis nas ofertas online.

Isso quer dizer que, muitas lojas que mantém os dois tipos de comércio (online e lojas físicas), oferecem a retirada do produto na loja física, o que evita as taxas de entrega.

Neste caso, a melhor maneira de aproveitar a promoção ‘Black Friday oferecida e não ter problemas é:

  • Veja a oferta pelo site da loja, estando dentro da loja física, exatamente, pois se a oferta estiver disponível no site a loja precisa cumprir o que esta sendo anunciado no site.

Os lojistas acreditam que praticamente 60% das compras na Black Friday já seja uma espécie de antecipação para o Natal, e por isso estão intensificando as promoções agora em novembro, para garantir uma possível caída de lucros em dezembro.

Como se proteger dos golpes na Black Friday?

Muitos consumidores estão na ansiedade para comprar na Black Friday aquela TV tão desejada com preços mais baixos e por isso se deixam levar por promoções que nem sempre são verdadeiras, é preciso ter muito cuidado e principalmente nas compras online.

  • Não clique em ofertas que chegaram via whatsapp e e-mail
  • Certifique as especificações dos produtos
  • Confira a forma e data de entrega e principalmente as formas de pagamento;
  • Confira e investigue as informações sobre a loja, como CNPJ, endereço, que devem estar no rodapé da página.
  • Evite comprar por aplicativos de celular sem antes verificar o desenvolvedor do mesmo;
  • Não compre por links oferecidos em redes sociais, pesquise mais sobre a empresa.

Além dos cuidados com os sites e ofertas nessa época de Black Friday, o qual é preciso com suas informações pessoais, isso é possível seguindo algumas dicas, confira:

  • Tenha um bom antivírus no computador;
  • Não cadastre seu cartão de crédito como fixo na loja virtual;
  • Certifique-se de todos os selos se segurança do site.
  • Tenha consciências dos seus direitos, dê uma olhada no artigo “Defesa do Consumidor Comentado“, pois é uma versão simplificada e de fácil entendimento.

Dicas para não cair em Golpes

Mesmo estando com dados protegidos e já ter se certificado que a loja é segura, ainda é preciso redobrar a atenção quanto às ofertas antes de comprar na Black Friday.

E algumas mudanças de atitudes podem ajudar a evitar dores de cabeça, como por exemplo:

  • Verifique as promoções em lojas físicas;
  • Desconfie de ofertas baixas demais em ralação as outras lojas;
  • Pesquise o mesmo modelo do produto antes da Black Friday
  • Escute a opinião de outros consumidores;
  • Use as dicas do artigo, “Procon lista de Empresas reclamadas”, para fazer uma boa pesquisa sobre a loja.

Mas não são somente as lojas que anunciam ofertas nos dias da campanha Black Friday, muitos prestadores de serviços aproveitam esses dias para alavancar os ganhos.

E é preciso ter muito cuidado em relação aos anúncios do tipo:

  • Promoções em cortes de cabelo;
  • Ofertas de sessões de massagens e tratamentos de beleza;
  • Pacotes completos de viagem;
  • Prestação de serviços em geral.

Veja abaixo os principais cuidados para poder fazer uma compra segura e realmente aproveitar as ofertas verdadeiras da Black Friday.

Veja a barra e endereço

Antes de finalizar a compra pela internet, confira se o site é seguro, uma das formas de fazer isso é verificando se existe o “cadeado” antes do “https” no endereço do site.

Verifique também os selos de segurança, como ebit, camara-e.net, VeriSign e outros.

Prefira sites conhecidos

As lojas virtuais estão crescendo muito, principalmente as do tipo “DropShip”, que são lojas de repasse do fornecedor maior.

Muitas aproveitam a época tão esperada da Black Friday para alavancar as vendas, mas são sites que ainda não tem estrutura para esse tipo de promoção.

Então sim, prefira os já conhecidos e renomados como Lojas Americanas, Submarino, Amazon e outros.

Analise o site no Reclame Aqui

Devo analisar o site no reclameaqui? Sim!!!

Todo ano é a mesma coisa, depois da semana Black Friday, o que mais se acha são reclamações no site ReclameAqui!. E muitas dessas, são reclamações por descumprimento da oferta prometida.

Cuidado, leia as entrelinhas das ofertas para não ter nenhum tipo de problema depois. E vale a pena dar uma investigada nas lojas que mais tiveram reclamações no ano passado, confira na página https://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=black%20friday

Black Friday submarine

Cuidado com ss ofertas no Facebook

Existem muitos perfis falsos no Facebook e quando se clica nas ofertas Black Friday, que são apresentadas lá, o usuário é redirecionado para uma página falsa. Com isso os golpistas passam a ter acesso a todos os dados como números dos documentos e cartão de crédito.

Nada é bom demais pra ser verdade!

O brasileiro tem costume de desconfiar de tudo e na época de Black Friday é preciso tomar cuidado mesmo, mas existem boas ofertas, e muitas lojas oferecem descontos reais e muito bons.

Da mesma forma que existem as ofertas enganosas, então pesquise, se a oferta for baixa demais em relação às outras lojas, é melhor desconfiar, pois a oferta pode não ser real.

A dica de ouro para não serem enganados ao comprar o tão sonhado celular na Black Friday é:

  • Comece a pesquisar os preços bem antes para terem certeza se os preços são realmente mais baixos.

Selo Black Friday Legal – O Que É?

O selo é uma espécie de comprovante de garantia de qualidade da loja virtual, para consegui-lo, é preciso ser associado à camara-e.net ou ao Movimento e-MPE.

A loja somente receberá o selo da Black Friday Legal, depois de passar por uma avaliação minuciosa e concordar em seguir os códigos de éticas que garantem a integridade da campanha e do e-commerce como um todo.

E os lojistas interessados devem ter um cadastro que pode ser feito pelo site: https://bflegal.com.br/mpe.

Se mesmo com todas as dicas você acha que foi enganado, vejo no artigo, “Unidade PROCON em 2 Minutos” como e onde pode fazer sua denuncia.

O que achou do nosso artigo? Se ainda tem alguma dúvida ou quer nos mandar sugestões, entre em contato conosco pela parte de comentários e responderemos em breve.

Não deixe de assistir o vídeo abaixo com mais informações sobre e Black Friday e principalmente sobre esse selo de qualificação das lojas.