Pular para o conteúdo

Bloquear Telemarketing é Possível! Faça agora!

como bloquear chamadas de telemarketing

Um número desconhecido liga insistentemente para você e logo você pensa: ligações de telemarketing como bloquear? O que é o cadastro para bloquear Telemarketing? Como faço?

Bem, fique tranquilo que neste artigo você saberá se é possível ou não. Vamos lá?

É domingo de manhã, o telefone toca e você pensa preciso bloquear esse telemarketing que fica me ligando. Para sua alegria! Você pode! No site do PROCON você pode bloquear as chamadas de telemarketing.

As principais empresas de telecomunicações firmaram um acordo com a ANATEL, para padronizar e adotar boas práticas nas ligações de telemarketing.

Por isso criaram o site nãomepertube.com.br para que o consumidor, que não deseja receber ligações de venda, possa cadastrar o bloqueio do seu telefone.

As empresas participantes do acordo são a Telefônica -Vivo, Net – Claro, Oi, Nextel, Tim, Sercomtel, Sky e Algar. Se você não quiser mais receber ligações de vendas dessas empresas, basta acessar o site e realizar o cadastro.

Após solicitar o cadastro o bloqueio será realizado, pelas empresas de telecomunicações, em até 30 dias corridos.

Continue lendo esse artigo e vamos te contar como fazer o bloqueio.

Confira!

O Que É O Cadastro Para Bloquear Telemarketing?

como bloquear chamadas de telemarketing
Bloquear Telemarketing é Possível! Faça agora!

O cadastro foi criado com o objetivo de bloquear ligações de telemarketing, para proteger o desejo do consumidor que não quer ser incomodado.

O PROCON criou seu cadastro para que as empresas de telemarketing ou fornecedores não possam entram em contato com o consumidor que se cadastrou.

Já o Não me perturbe é um acordo firmado entre as empresas de comunicação, diretamente das empresas. O consumidor que estiver no cadastro não receberá ligações das empresas que firmaram o acordo.

Portanto, se você deseja bloquear o telemarketing precisa fazer o cadastro no PROCON, que abrangerá todas as ligações.

Contudo, para apenas bloquear as ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações é só acessar o Não Me Perturbe.

Como Funciona Se Quero Bloquear Telemarketing

Se você se cadastrar no Não Me Ligue do site do PROCON não receberá nenhuma ligação de telemarketing.

Antes de começar uma campanha e ligar para os clientes em potencial, as empresas precisam consultar os números cadastrados que não desejam ser incomodados.

O consumidor que deseja bloquear o telemarketing pode cadastrar todos os números de sua titularidade, desse modo os fornecedores ou empresas de telemarketing contratadas não poderão entrar em contato pelos números que estiverem no cadastro.

O cadastro ou exclusão podem ser feitos no site ou nos postos do Poupatempo, a qualquer momento, sendo que ao realizar o cadastro o consumidor pode bloquear todas as ligações, ou, autorizar que algumas empresas ainda mantenha o contato.

Após 30 dias da inclusão dos números de telefones no sistema as empresas não poderão mais efetuar ligações.

Lembrando que, você pode excluir o bloqueio do telemarketing a qualquer momento, porém, se não o fizer, o bloqueio permanece por tempo indeterminado.

O consumidor pode autorizar algumas empresas a manterem o contato, contudo, por um prazo determinado e a autorização deve ser feita pelo site do PROCON, através do termo de autorização.

No entanto, esta iniciativa não serve para as ligações de doação e de cobrança.

Tanto as instituições filantrópicas, como as empresas de cobrança não fazem parte do acordo de bloqueio de ligação de telemarketing, por isso essas regras não se aplicam a elas.

Passo A Passo Para Acessar O Site Oficial

O site oficial do PROCON para bloquear as ligações de telemarketing é:

https://bloqueio.procon.sp.gov.br

Após acessar o site:

  • Clique em “Cadastre seu telefone aqui”
  • Preencha todo o formulário, coloque todos os números que você quiser, desde que você seja o titular.
  • Após preencher o formulário você receberá um e-mail
  • Clique no link de validação do cadastro no e-mail para ele ser concluído.

Para realizar o bloquear as chamadas de telemarketing das empresas de telefonia é necessário acessar o site: https://www.naomeperturbe.com.br/

Depois de acessar o site

  • Clique em “solicitar bloqueio”
  • Faça o login
  • Se não for cadastrado clique em “Quero me Cadastrar”
  • Preencha o formulário e valide o cadastro no link do e-mail que receber
  • Após validar o cadastro acesse a tela de bloqueio
  • Coloque seu número
  • Marque as empresas que você não deseja receber contato
  • Clique “Cadastrar telefone”

Você pode consultar o bloqueio dos seus telefones ou solicitar o desbloqueio no mesmo site, nas opções “consulta” e “solicitar desbloqueio”.

Solicitar Bloqueio De Telemarketing Para Fixo

Desde que você seja o titular do número de telefone, ou seja, que o número esteja vinculado ao seu CPF, não importa se o número é de um celular ou de um telefone fixo.

O usuário pode bloquear as ligações de telemarketing, tanto pelos PROCONs regionais, para aqueles que desejam bloquear o telemarketing, quanto para aqueles que desejam bloquear as ligações provenientes das empresas de telefonia pelo Não Me Perturbe.

Quando um usuário se cadastra no sistema do PROCON, o sistema do Não Me Perturbe reconhece, pois, o mesmo, busca as informações dos PROCONs de MG, AL, RS, CE, MA, PB, SC, SP, PR, MS, DF, TO, PB, ES, RN, GO, além das informações do seu próprio cadastro.

Por isso, ao se cadastrar no sistema do PROCON as empresas de telefonia não poderão efetuar ligações, não sendo necessário o cliente realizar dois cadastros para bloquear as chamadas de telemarketing.

Posso Bloquear As Ligações De Todas As Empresas?

Sim, tanto no site do PROCON, como pelo Não Me Perturbe é possível bloquear as ligações de telemarketing de todas as empresas.Após o usuário realizar o cadastro, o prazo para o bloqueio ficar ativo é de 30 dias corridos, até completar o prazo pode ser que ainda ocorram ligações.

Porém após os 30 dias as empresas não poderão efetuar chamadas para os números bloqueados, ficando sujeitas a sanções por desobedecerem.O usuário, que desejar, pode desistir do bloqueio a qualquer momento, basta somente solicitar o desbloqueio nos respectivos sites de cadastro.

Assim como, o cliente pode autorizar por um tempo determinado o contato de alguma empresa.No site do PROCON, na tela do usuário, após acessar com login e senha, basta escolher a opção “Termo de Autorização”, preencher o formulário e clicar em Ok.

O sistema gerará um PDF que será disponibilizado para o fornecedor, só depois de receber o termo de autorização a empresa poderá entrar em contato com o usuário.

como bloquear telefone de telemarketing

Veja Como Bloquear Telemarketing Pelo Procon

O bloqueio é muito simples:

  • Acesse o site do PROCON da sua região.
  • Na parte de serviços do Consumidor clique em Bloqueio de ligações do Telemarketing
  • Abrirá a página para você efetuar o cadastro.

As empresas precisam verificar os números cadastrados no sistema do PROCON antes de efetuarem ligações para outros estados.

Porque se o consumidor se cadastrou no PROCON de um determinado estado, o fato de ligar de outra região, não evitará a empresa de sofrer penalizações.

Qualquer ligação de telemarketing após o número ser cadastrado deixará o fornecedor sujeito a multas previstas no Art. 56 do Código de Defesa do Consumidor.

Se A Empresa Não Cumprir E Me Ligar, O Que Fazer?

Se você pediu para bloquear o telemarketing nos sistemas do PROCON ou do Não Me Perturbe e, mesmo assim, após 30 dias corridos recebeu uma ligação de um fornecedor, você pode reclamar.

As reclamações podem ser feitas pela internet, nos sites do PROCONs ou pelo site do Não Me Perturbe.

Veja o vídeo para mais informações: