Skip to content

3 Dicas de Comportamento do Consumidor Online!





Quer saber mais sobre o consumidor online? Veja tudo que você precisa saber.

Consumidor é considerado pessoas que adquirem bens de consumo seja produto ou serviço. Assim sendo, o consumidor online é aquele que faz suas compras por meio da internet, em sites de lojas.

Dessa forma, você entende como se comporta esse tipo de consumidor? Qual seu perfil? É importante para todo e qualquer empresário do meio online buscar entender como é o comportamento desses consumidores. O qual é seu potencial público alvo.

E ter dúvidas sobre esse assunto é comum, pois entender seu público não é uma tarefa fácil. E você consumidor do meio online sabe todos os seus direitos?




Então, para ambas as partes eu aconselho acompanhar este artigo. Porque iremos explicar tudo que você precisa saber sobre o consumidor online.

Atente-se aos nossos tópicos:

Definindo Consumidor Online

consumidor online serasa
3 Dicas de Comportamento do Consumidor Online!

O consumidor online é tão exigente ou até mais que o consumidor que vai até a loja física. Isso porque ele possui algumas características bem peculiares e comuns em quase todos que fazem compras pelo meio digital.

Primeiramente percebe-se que ele gosta de praticidade e facilidade, por isso ele busca o que precisa primeiro no digital.

Dessa maneira, o consumidor online definição diz que são consumidores que procuram ou encontram produtos e/ou serviços em sites do varejo e comércio em geral. Ou ainda também com fornecedores, e que pesquisam preços variados.

Por isso, muitos desses consumidores fazem uma busca assídua pela internet antes de realizar uma compra. Analisa preços dos produtos em diferentes lugares, o frete, formas de pagamento e todo seu custo benefício.

3 Perfis de Consumidor Online

Para que possa entender melhor veja 3 perfis diferentes do consumidor online.

Primeiro de tudo, são pessoas com nível de escolaridade alta, estudadas. Ou seja, a maioria deles possui ampla formação e muito acesso à informação. Em sua boa parte, esse grupo possui pelo menos ensino médio completo, sendo que muitos tem mesmo é o nível superior completo.




Sendo assim, o primeiro perfil podemos qualificar como pessoas estudadas e informadas.

O segundo perfil, é de compradores por ocasião. Aqueles que só fazem compras online quando há promoções ou em determinadas épocas, como por exemplo natal, Black Friday, dia das mães, páscoa, dia dos namorados, dentre outros.

Terceiro perfil que estar o comportamento do consumidor online, são os compradores de categorias. Estes compram apenas determinados produtos pela internet como por exemplo, eletrodomésticos, eletrônicos e produtos de informática.

A saber, logicamente existem mais diferentes “perfis de consumidor online”, os quais precisam ser estudados, analisados. E nenhum pode ser descartado, pois ainda há perfil em classes sociais, por idade, cultura, entre muitos outros. 

Quais os Principais Direitos do Consumidor Online?

Assim, como os outros consumidores, o consumidor online possui praticamente os mesmos direitos.




Dentre eles, podemos citar os principais:

Propaganda enganosa – é abordado no código de defesa do consumidor artigo 30, que o que for anunciado pelo fornecedor deve ser cumprido. Ou seja, não é permitido que aja divergências daquilo que ele anunciou, seja no preço, prazos, brindes, etc.

Prazos de entrega – Deve ser cumprido o prazo de entrega segundo que foi estabelecido e caso não seja feito, o mesmo deve estar informando o motivo.

Arrependimento de compra – O cliente tem até 07 dias após efetuar a compra para estar notificando o arrependimento.

Garantia de produtos – Os produtos duráveis têm 30 dias de garantia e os não duráveis 90 dias, segundo o código do consumidor.

Sigilo de informações – é garantido o direito segundo código de que os dados dos consumidores não podem ser repassados a terceiros.

Troca de produtos – Havendo defeito de fábrica, o mesmo deve ser trocado em custos. Em caso de vícios detectados em até 30 dias a loja deve ou fazer o reparo ou a troca do produto. 

consumidor reclamações online

Principais Dúvidas do Consumidor Online

Em relação às dúvidas de consumidor online, vejamos as principais e como resolvê-las.



A mais comum entre as dúvidas do consumidor online é referente ao arrependimento de compra, já citado anteriormente. Caso o cliente tenha comprado e não gostou do produto, pode devolvê-lo até 07 dias após compra feita e terá o valor pago de volta.

A garantia dos produtos comprados pela internet, segue a mesma regra do Código de defesa do consumidor.

Assim também, produtos que tenha dado algum problema segue o que está no código. Então a empresa que forneceu deve estar enviando um novo produto ou fazendo reparo do mesmo.

Comprou um produto e veio um diferente do que estava na descrição, poderá pedir que seja enviando um da mesma forma ou até mesmo pedir o ressarcimento.

Comprar na Internet é melhor?

Certamente, esta deve ser a dúvida de alguns consumidores, principalmente daqueles que não tem o costume de comprar pela internet.

Já o Consumidor online no Brasil é um público grande e que tem preferência de comprar pela internet.

Desse modo, o que se pode dizer para ambos os públicos é que comprar pela internet é bom, mas assim como ir à loja física também.

Porque tudo depende, desde o valor do produto, formas de pagamento, entrega, tudo deve ser criteriosamente analisado. Para então poder definir o que é melhor a compra online ou ir até a loja.

Ou seja, nessa questão de definir o que é melhor é preciso analisar os aspectos e o que vale a pena para o cliente naquele momento.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog e veja também o vídeo: