Skip to content

Direito do Consumidor Seguros – Lute por você!





Quer saber como funciona o direito do consumidor seguros? Veja tudo que você precisa saber.

Primeiro de tudo, o consumidor é definido como pessoa que compra bens de consumo, podendo ser produto ou serviço. Geralmente ele tem direitos que são protegidos pela Lei do Código de Defesa do Consumidor, o qual garante até mesmo indenização em casos de direitos que são violados.

Um dos tipos de serviços, que os direitos às vezes não são cumpridos corretamente, é de seguros. Como o próprio nome já diz se trata de “segurar” algum automóvel, imóveis e até mesmo a vida.

Desse modo, você sabe quais são os direitos do consumidor de seguros? Isso é um assunto muito importante tanto para o consumidor quanto para as empresas. E ter dúvidas sobre seguros e os deveres das empresas é mais comum do que imagina.




Então, quer saber mais? Acompanhe nosso artigo, porque iremos explicar tudo que você precisa saber sobre o direito consumidor seguros.

Atente-se aos nossos tópicos:

Direito do Consumidor Seguros de Carros

o seguro prestamista é legal
Direito do Consumidor Seguros – Lute por você!

Conhece seu direito de consumidor para seguros de carros? Pois bem! Vejamos alguns dos mais importantes em relação ao seu direito do consumidor para seguros de veículos.

Primeiramente, é essencial que saiba sobre isso até mesmo para que não venha ser lesado. Além disso, garantir que quando precisar do seguro ele irá cobrir sua necessidade naquele momento.

Desse modo, um dos principais direitos que deve conhecer é o prazo para aceitação da sua proposta feita a seguradora. A mesma tem 15 dias para avaliar e aceitar ou não, caso isso não ocorra será considerado aceitação automática.

Em caso de recusa a seguradora continuará a oferecer a cobertura ainda por dois dias úteis. Qualquer documentação referente ao seguro deve ser enviada ou entregue no momento da contratação.

Quanto a indenização deve ser paga no prazo de trinta dias de forma integral ou parcial, isso após toda documentação necessária que for solicitada.

Já em relação a cancelamentos do seguro, ele pode ser feito a qualquer momento desde que ambas as partes concordem. E o reparo dos veículos devem ser realizados com peças originais e em qualquer oficina que o segurado venha desejar.

Direito do Consumidor Seguros de Saúde

E quanto ao seu direito consumidor seguro saúde, conhece todos e como funcionam? Este é mais um serviço de seguro importante que deve estar conhecendo quem contrata ou necessita dele.




Antes de mais nada, o direito consumidor seguros de saúde é protegido pela lei N° 9.656 e ainda também pelo Código de Defesa do Consumidor.

Quem contrata este tipo de serviço tem direito a estar sabendo toda e qualquer informação sobre o serviço contratado.

Isso está previsto na lei, o qual trata que a informação deve ser adequada, clara e específica. Ainda fala também que deve citar características, qualidade, composição, valores e possíveis riscos apresentados.

Sobre o seguro de saúde os planos devem de maneira obrigatória cobrir casos e emergência que impliquem risco imediato a vida ou ainda lesões consideradas irreparáveis. Assim também, de urgência que sejam casos de acidentes ou complicações que ocorram durante uma gravidez.

Além disso, planejamento familiar também está incluso neste quesito. E se a seguradora não cumpre com seus deveres cabe até mesmo ação judicial.

Direito do Consumidor Seguros Residenciais

Com relação ao direito do consumidor seguro residencial você entende como funciona? E a sua importância?




Assim sendo, o direito consumidor seguros residenciais têm por objetivo a proteção da moradia. E não somente ao que se refere as estruturas físicas, mas bem como, o que está dentro das residências como móveis, eletricidade, eletrodomésticos e outros.

Entretanto, o que irá ser coberto irá depender do que foi contratado e definido no seguro. A cobertura básica cobre casos de incêndio, explosões e quedas de raios. Pode haver ainda outros tipos de cobertura como vendaval, danos ocorridos na parte elétrica da casa, roubo e até mesmo responsabilidade civil.

Para quem não sabe a responsabilidade civil se refere por exemplo uma planta que caiu e machucou terceiros, reformas que tenham afetado a casa do vizinho, etc.

É de obrigação ainda da seguradora cobrir tudo que estiver no contrato assinado e sobre o valor que foi definido no mesmo.

direito do consumidor seguro de celular

Por que os Seguros dão tantos Problemas?

Quem nunca teve problemas com algum dos seus seguros contratados, que geralmente não respeitam o direito consumidor seguros.



Dessa maneira, é preciso ter muito cuidado ao contratar um plano ou seguro e pesquisar bem sobre a seguradora. Veja como ela é avaliada, sua relação com os clientes, se já teve processos na justiça, entre outros.

Em geral os grandes problemas são de não querer cobrir certos sinistros mesmo que estejam em contrato. Ou ainda, não querer cumprir tudo que foi assinado.

Denunciar Seguro ao PROCON

A saber, quando seu direito consumidor seguros não for respeitado,você pode fazer uma denúncia junto ao Procon.

Só para exemplificar se a seguradora deixa de cobrir algo que está assinado em contrato e as partes não entram em acordo, junte as provas e procure o Procon para realizar a queixa.

Leve o contrato, número de protocolo de ligações que tenha feito para tentar resolver o caso, e-mails e ainda o que está com problema e necessita do seguro. Seja qual for o problema se estiver em contrato e assinado é obrigação de ser assegurado.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog e veja também o vídeo: