Skip to content

Consultar Processo Trabalhista – Veja Como é Feito!





Acompanhe os passos para fazer a  consulta processo trabalhista de maneira fácil.

Se você deu entrada em um processo  trabalhista, certamente já deve ter se questionado: “ É possível consultar processo trabalhista, por conta própria ?” ou “ Apenas meu advogado pode fazer a consulta?”

Assim como você, diversas pessoas tem essa mesma dúvida. E por terem pouca ou, até mesmo, nenhuma familiaridade com os aspectos jurídicos, acabam de deixando de ter acesso a este importante recurso, que é a consulta o andamento processual trabalhista.




Ao longo deste artigo, vamos mostrar passo a passo de como consultar processo trabalhista, de forma simples. Acompanhe!

Processo Trabalhista Online

Para que Serve a Consulta de Processo Trabalhista?

A consulta processo trabalhista, é um importante recurso que permite que as partes, ou seja, o empregador, o empregado.  E também os advogados que estão conduzindo o processo, tenham acesso às informações presentes no mesmo.




A ampliação do sistema de informatização que o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Varas Trabalhistas vem passando nos últimos anos,  tem contribuído de maneira efetiva com os processos.

Com isso, grande parte dos processos realizados atualmente já estão sendo feitas apenas no formato eletrônico. E além disso, o trabalho de digitalização dos processos físicos, estão sendo intensificados.

 Fazendo com que o maior número de pessoas possa realizar a  consulta processo trabalhista online, em todos as regiões do país.

O que pode ser visto  na Consulta de Processo Trabalhista?





 As informações que podem ser visto durante a consulta a processo trabalhista, devem variar de acordo com o formato que está o processo.

Processos Eletrônicos:

Para processos eletrônicos e também aqueles que já foram digitalizados, é possível ter acesso às informações presentes no processo, de maneira mais ampla.

Desde que não haja segredo de justiça, ou desde que o juiz não tenha determinado sigilo de parte das informações presentes no processo .

Durante a consulta processo trabalhista digital, você poderá verificar as seguintes informações sobre o andamento processual:

  • Nome das partes, ou seja, reclamantes ou reclamados
  • Número do Processo
  • A vara em que o processo está tramitando
  • Documentos
  • Recursos
  • Decisões
  • Homologações
  • Audiências, entre outras.

Enfim, a partir da consulta de processos digitais você poderá visualizar todas as movimentações do processo de maneira detalhada.

Processos Físicos




Apesar dos grandes avanços na tecnologia, há processos que ainda não foram digitalizados e estão em formato físico.Nesses casos, também é possível fazer a consulta de processo trabalhista pela internet.

No entanto, as informações presentes durante as pesquisas serão mais restritas. E você só poderá saber de forma limitada,  as últimas movimentações processuais.

Isso acontece pois para processos físicos, apenas os advogados que atuam no caso, utilizam o certificado digital para fazer as consultas através do sistema do Tribunal Regional do Trabalho.

E com isso, eles têm acesso de forma detalhada e irrestrita a todos os as movimentações de processo trabalhista, através da consulta com chave de acesso.

Como saber se o processo é Eletrônico ou Físico?

 Para saber se um processo trabalhista é digital, ou se ele ainda está em formato físico, você pode entrar em contato com o seu advogado, que está cuidando do caso. Ele poderá te dar informações precisas, sobre qual é o formato do seu processo .
Ou ainda, você pode consultar do andamento do processo trabalhista, por conta própria.

Nos próximos tópicos aqui do artigo,  vamos te explicar o passo a passo,  de como consultar o processo trabalhista pela internet.  Seja ele um processo que está em formato Digital ou Físico.

Como Consultar Meu Processo Trabalhista Online?

 Se você já chegou até aqui no artigo, já deve ter percebido o quanto a consulta aos processos vem se modificando ao longo do anos, em função da tecnologia. E com isso, facilitando ainda mais a consulta tanto para as partes envolvidas quanto para os advogados.

Informações relevantes para realizar a consulta

Mas antes mesmo de começar a consulta, é importante saber que os processos trabalhistas que ocorrem em 1ª em 2ª instâncias tramitam no Tribunal Regional do Trabalho, (TRT).

Apenas em casos mais específicos os processos vão para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). E para conseguir realizar a sua consulta, é necessário saber em qual região, está tramitando seu processo trabalhista.

Essa informação é de grande relevância, pois aqui no pais existem 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Caso você more na em Salvador, por exemplo, basta fazer a consulta de processo trabalhista BA, através do do TRT da 5ª Região.

Ou se você mora em Florianópolis, basta fazer a  consulta processo trabalhista em SC, através do TRT da 12ª Região.

Como saber qual é o TRT da sua Região.

Para esclarecer essa dúvida, sobre qual Tribunal Regional do Trabalho está tramitando o seu processo sugerimos que você pergunte ao seu advogado.

Pois há locais em que o Tribunal regional do Trabalho sediam  2 estados. Ou seja, o TRT de determinadas regiões sedia mais de um estado.

Este é o caso dos seguintes estados:

  • No Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região: A jurisdição é dos estados do Amapá e Pará.
  • No Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região: A jurisdição é do Distrito Federal e do estado de Tocantins. Nesse caso a consulta processo trabalhista em Brasília, deve ser a mesma que a do estado de Tocantins.
  • O mesmo acontece no Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região: Onde a jurisdição é dos estados de Roraima e Amazonas.
  • E também no No Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região: Onde a jurisdição é dos estados do Acre e Rondônia.

Caso você não tenha interesse em perguntar ao seu advogado, também é possível realizar a pesquisa, pelo nome do estado do TRT em sua região.

Sites dos Tribunais Regionais do Trabalho

Após saber qual é a Região em que está tramitando seu processo, basta acessar o site do Tribunal Regional do Trabalho, para fazer a consulta às movimentações do seu processo trabalhista.

Para facilitar o seu acesso, através do site do Tribunal Superior do Trabalho (TST),→ http://www.tst.jus.br/justica-do-trabalho (copie e cole no seu navegador),  você encontra a relação completa de sites de todos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) existentes no país.

Para que você possa realizar a consulta, basta clicar no ícone do TRT de sua região, que você será direcionado para o site do Tribunal Regional do seu estado, para fazer a consulta ao seu processo trabalhista.

consulta a processo trabalhista por cpf

Como Consultar Processo Trabalhista pelo Número?

Para fazer a pesquisa referente às movimentações processuais, é necessário ter mãos o número do processo, para a consulta processo trabalhista.

Isso porque, através do sistema dos Tribunais Regionais do Trabalho não é possível fazer  a  consultar processo trabalhista com o nome ou  consultar processo trabalhista com o CPF.  Veja como realizar a consulta na prática:

Como acessar o processo trabalhista pela internet

  • 1º Passo:  Acesse o site do Tribunal Regional do Trabalho, onde o seu processo está tramitando. Digamos que você queira fazer a consultar pelo número processo trabalhista SP, por exemplo.
  • Então acesse o site do TRT da 2ª região, https://ww2.trtsp.jus.br/,  para  fazer a consulta processo trabalhista de SP.
  • No entanto, fique atento! Pois a  consulta processo trabalhista interior SP deve ser feita através do site do TRT da 15ª Região. http://portal.trt15.jus.br/
  • 2º passo: Na página inicial do site do TRT 2ª Região, basta selecionar a opção de consulta que você pretende fazer (processo físico ou processo digital):
      • Processo físico de 1º Grau
      • Processo físico de 2º Grau
      • Processo Eletrônico PJE

Em seguida, basta digitar o número do processo e fazer a consulta às movimentações processuais.

ouvidoria consulta processo

É importante ressaltar

As consultas são feitas de forma semelhante, nos diferentes TRT das outras regiões do país.

Veja alguns exemplos:

  • Consulta de processo trabalhista PE: https://www.trt6.jus.br/portal/
  • Consulta de processo trabalhista PR: http://www.trt9.jus.br/portal/
  • Consulta processo trabalhista em SC: http://www.trt12.jus.br/portal/

Como acessar o Processo Trabalhista pela celular

consulta processo trabalhista aposentadoria

 Além do site, você também pode verificar as informações processuais através do aplicativo da Justiça do Trabalho eletrônica (JTe).

Nesse caso, para realizar as consultas através do aplicativo, é necessário:

  • Fazer o download através das lojas de aplicativos do seu dispositivo, que está disponível para Google Play e APP Store.
  • Ler e aceitar os termos e condições
  • Escolher qual a Região do TRT, o processo está tramitando
  • Digitar o número do processo trabalhista

Na página inicial, na opção “geral” você irá ver informações básicas e a data da última movimentação do processo. Caso você queira ter acesso a informações mais detalhadas, sobre o andamento processual,  basta selecionar a opção  “movimentações”.

Aproveite nossas informações e tenha mais facilidade na hora de realizar as suas consultas.

Aproveite também para obter outras informações relevantes em nosso blog: → Consultar Processo

e veja o vídeo: