Skip to content

Nunca Foi Tão Fácil Consultar Processo na Justiça Federal





Para você consultar processo na Justiça Federal, em primeiro lugar você precisa entender como é o seu funcionamento e hierarquia

A Justiça do Brasil é dividida em duas partes: A justiça Comum e a Justiça Especializada, que estão relacionadas a assuntos Militar, Eleitoral e do Trabalho. A Justiça comum divide-se em Estadual e Federal.

Os processos que tramitam na Justiça Federal, são as questões que se enquadram na justiça comum e que as demandas são originadas da União, autarquias, como o INSS ou Banco Central e empresas públicas federais.

Já os processos que são julgados na Justiça Estadual, são aqueles que não se enquadram nem para a Justiça Federal, nem para as justiças especializadas. Ou seja, são os processos comuns tanto na área Civil, quanto na área Criminal.




No entanto, a consulta de processo justiça federal, é bem simples e rápido!

Se por exemplo, você quiser fazer uma consulta processo justiça federal rj, basta você acessar o site https://www.jfrj.jus.br/consultas-e-servicos/processuais/consulta-processual.

Continue conosco na leitura do artigo decomo consultar processo na Justiça Federal, pois iremos a seguir, fazer uma explanação através de tópicos, conforme abaixo:

Processo Justiça Federal
Processo Justiça Federal

Como Consultar Processo Justiça Federal

Para consultar processo na Justiça Federal, você precisa saber que existem cinco Tribunais Regionais Federais. Eles estão localizados nas cidades de  Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife e cada cidade dessa representa uma região:

  • A primeira região tem sede em Brasília e é composta pelos seguintes estados: Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • A segunda região tem sede no Rio de Janeiro, e é composta pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
  • A terceira região tem sede na cidade de São Paulo e é composta pelo estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
  • A quarta região, tem sede na cidade de Porto Alegre, e é composto pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • A quinta região, tem sede na cidade de Recife e é composto pelos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Então, podemos concluir que, para você saber como consultar um processo na justiça federal, você precisa saber qual a sua região. Por exemplo, se você estiver no estado de Minas Gerais e quer fazer uma consulta de processo justiça federal mg, você deve acessar o site https://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/pagina-inicial.htm. 

Você poderá fazer consultar processo na Justiça Federal, tendo em mãos o número do processo originário ou em execução, o nome de uma das partes, o nome ou número da OAB do advogado, CPF ou CNPJ de uma das partes. Basta ter um desses itens para fazer sua pesquisa.

Porém devemos lembrar que, essa pesquisa só será possível, se o processo não corre em segredo de justiça. 

No Caso de Consulta de Aposentadoria?





Para você fazer uma consulta processo INSS Justiça Federal, você precisa saber primeiro, em qual região da Justiça Federal, seu estado está enquadrado, se na primeira, segunda, terceira, quarta ou quinta região. A seguir iremos listar os endereços eletrônicos de cada região. 

No tópico acima relacionamos as regiões da justiça e seus estados:

  • A primeira região, com sede em Brasília:  https://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/
  • A segunda região, com sede no Rio de Janeiro: https://www10.trf2.jus.br/consultas/consulta-processual-publica/
  • A terceira região, com sede na cidade de São Paulo: http://www.trf3.jus.br/. 
  • A quarta região, com sede na cidade de Porto Alegre: https://www.trf4.jus.br/trf4/
  • A quinta região, com sede na cidade de Recife: https://www.trf5.jus.br/

Se o processo a ser consultado correr em segredo de justiça, você não obterá as informações solicitadas

Porém, para você consultar processo na Justiça Federal, basta acessar um desses sites e ter em mãos um dos itens: número do processo originário ou em execução, o nome de uma das partes, o nome ou número da OAB do advogado, CPF ou CNPJ de uma das partes. 

Região Justiça Federal

É Possível Consultar o Processo Pelo Telefone?





Sim, é possível consultar processo na Justiça Federal através do número telefônico. 

Um exemplo disso é o estado do Rio de Janeiro que permite a todos fazer consultas de andamento de processos de forma resumida, como despachos, decisões, sentenças, e certidões expedidas pelo juízo.

Para fazer uma consulta de processo justiça federal rj, Ligue (21) 2282–7700 e siga as instruções, escolhendo um canal de voz digitando pausadamente o número do processo. 

Porém, essas informações sós serão obtidas, se o processo não correr em segredo de justiça. 

Para maiores informações, entre no site: https://www.jfrj.jus.br/conteudo/consulta-no-sistema-apolo/consulta-por-telefone-andamento-processual

Como Consultar o Inteiro Teor da Sentença




Você pode consultar processo na Justiça Federal, desde que ele não corra em segredo de justiça. Pode ser uma consulta processo justiça federal MG ou você pode também consultar processo na Justiça Federal do Pará. 

Por exemplo, no tribunal de justiça da primeira região, no endereço do site a seguir: https://arquivo.trf1.jus.br/index.php, com o número do processo, você terá acesso a Certidão de Inteiro Teor. 

Basta acessar e inserir as informações solicitadas. Se você preferir, pode fazer esta consulta nesta mesma página, por e-mail.

Como Consultar o Texto da Sentença

Para você fazer uma consulta processo justiça federal 1 regiao e saber qual foi o texto da sentença proferida pelo colegiado, você deve acessar a página da https://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/pagina-inicial.htm e ter em mãos um dos itens: número do processo originário ou em execução, o nome de uma das partes, o nome ou número da OAB do advogado, CPF ou CNPJ de uma das partes. Valendo lembrar que, se o processo corre em segredo de justiça, a informação fica indisponível.

Como Ver Se Tenho Algum Tipo de Processo Em Meu Nome

Você pode consultar processo na Justiça Federal para saber se o seu nome consta com alguma pendência, nos cinco Tribunais Regionais Federais espalhados Pelo Brasil. 

Por exemplo, se você quiser pesquisar na justiça federal go consulta processo, você deverá fazer esta busca no site https://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/cpfCnpjParte.php?secao=TRF1 da primeira região, que é onde os processos do estado de Goiás são julgados. Esta consulta pode ser feita pelo seu nome ou pelo seu CPF.

Fui Consultar, Mas Diz Que o Número é Inválido. O Que Faço?

Ao consultar um processo em qualquer um dos cinco Tribunais Regionais Federais, você deve ter em mãos um dos itens: número do processo originário ou em execução, o nome de uma das partes, o nome ou número da OAB do advogado, CPF ou CNPJ de uma das partes. 

Lembrando  que, se o processo corre em segredo de justiça, a informação fica indisponível. Para isso, você deve estar no Tribunal correto, aquele que corresponde ao seu estado. 

Por Que Meu Processo Ainda Não Aparece no Sistema Para Consulta?

Existem estatísticas de que os Tribunais de Justiça (TJ) de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, possuem um tempo médio de 1 ano e 9 meses para julgar um caso. 

Isto é a metade da média Nacional, que chegam a 4 anos. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, essa diferença de tempo ocorre porque os tribunais são gerenciados de forma diferenciada. 

Alguns tribunais são totalmente digitalizados, o que faz o tempo cair consideravelmente. Outros, ainda estão na era do deslocamento do processo físico, de um lado para o outro, ou seja, ainda usam muito papel.

Essa vai ser a diferença na velocidade com que o seu processo vai andar!

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é fácil consultar e entender um processo na justiça federal. Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog → Consultar Processo e veja outros artigos.