Skip to content

Inadimplência – Pensar ou Agir? Lidando com o problema!





Sabe o que é a Inadimplência? Veja e entenda tudo sobre.

Primeiramente, é preciso explicar que a inadimplência se refere ao descumprimento de algo. O mais comum quando se fala deste termo é em relação a vida financeira das pessoas ou empresa. Ou seja, quer dizer quando deixa de pagar aquilo que se deve por algum motivo.

Dessa maneira, mesmo não sendo um crime, prejudica e muito quem estar inadimplente. Já que o mesmo pode ficar restringindo de fazer algumas coisas, como aumentar o limite do cartão de crédito.

Devido a isso, muitos tem dúvidas sobre como é a inadimplência, o que pode acontecer com o inadimplente, o que fazer para não se tornar um, dentre muitos outros questionamentos.

Mas calma não se preocupe, pois neste artigo, estaremos explicando tudo que você precisa saber sobre a inadimplência.




Atente-se aos próximos tópicos desse artigo, vamos apresentar informações importantes como: o que significa inadimplência, inadimplência é crime, como a inadimplência afeta sua vida, como minimizar a inadimplência, o que significa risco de inadimplência e muito mais acompanhe.

O que significa Inadimplência?

inadimplência aluguel
Inadimplência – Pensar ou Agir? Lidando com o problema!

Inadimplência significa a falta de cumprimento quanto as obrigações, em geral com relação a área de finanças. Como por exemplo, a falta de pagamento na data de vencimento ou prevista de serviços ou produtos adquiridos.

Além disso, também quando não há cumprimento em contratos assinados ou em algum dos seus termos. Desse modo, pessoas inadimplentes são aquelas que possuem algum tipo de dívida aberta e não a quitou por algum motivo.

Normalmente, quando isso acontece o nome da pessoa fica nos serviços de proteção ao crédito, o qual restringe ao acesso de créditos. Ou seja, dificulta quando precisa realizar uma compra ou nem mesmo consegue, por estar com o “nome sujo na praça”.

A inadimplência no Brasil costuma ser calculada pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito e ainda também por uma outra empresa. Entre os principais motivos da inadimplência estão o desemprego e a diminuição de renda.

Em 2017 havia uma estimativa de mais de 60 milhões de inadimplentes no Brasil, causada principalmente pela crise financeira no país.

Assim sendo, a inadimplência dos brasileiros muitos estão relacionadas a dívida bancária, do FIES o Financiamento Estudantil, condomínio, cartão de crédito, carnê, entre outros. Com esse histórico prejudica não só os consumidores como as empresas e o país.

Inadimplência é Crime?

Certamente muitos tem hoje tem dúvida se a inadimplência é algum tipo de crime. Antes de tudo, segundo a lei inadimplência e endividamento não é nenhum tipo de crime.




Entretanto, tem sido estudado no STF – Superior Tribunal Federal, tornar mais rígido as leis em relação aos inadimplentes. Mas, isso seria referente a quem deve algum de tributo ao governo, ISS ou ICMS, por exemplo.

Todavia, quem comprou no cartão de crédito serviço, bens ou produtos e não tenha pago, isso não é caracterizado crime.

Sendo assim, o que irá acontecer é ficar com o “nome sujo” no serviço de proteção ao crédito e como consequência sem crédito na praça. Não podendo realizar compras com cartão de crédito, comprar um carro ou uma casa, por exemplo. 

Como a Inadimplência afeta sua Vida?

Diante de tudo isso, a preocupação fica para saber como a inadimplência pode afetar a vida do inadimplente.




Primordialmente, ela afeta primeiro nos scores de crédito, o qual vai diminuindo. Quanto menor for, mais difícil fica a vida deste consumidor.

E é por isso que ocorre as restrições de crédito, que dificulta ainda também na aprovação de comodatos, financiamentos e aumento de limite do cartão. Assim também, seu histórico inadimplência Brasil infelizmente durante algum tempo fica manchado.

Muitas empresas costumam verificar o histórico de pagamento dos clientes por meio do SPC. Ou por algum outro meio, este tipo de pesquisa é comum quando se vai fazer um cartão, compras parceladas no carnê, entre outros. Sem falar ainda que causa uma desorganização total na parte de finanças da pessoa e também da sua família.

Como Minimizar a Inadimplência?

Para poder minimizar a inadimplência financeira é preciso ter alguns cuidados importantes. Primeiro de tudo, faça compras à vista sempre que puder, pois assim evitará ficar devendo. Coloque as contas próximas da data do seu pagamento para facilitar na hora de calcular as dívidas.



Se estiver devendo, primeiro vá pagando as mais importantes e as de maiores valores para que aos poucos possa se recuperar financeiramente. Durante esse período não faça mais dívidas, até que tudo esteja quitado e suas finanças em dia.

Além disso, busque novas formas de aumentar a renda, negocie as dívidas, mude seus hábitos relacionados e tenha controle da área de finanças. Contudo, as empresas também sofrem com a inadimplência, devido a isso precisam tomar alguns cuidados também.

Como por exemplo, fazer uma criteriosa análise de crédito, estar disposto a fazer acordo, construir um serviço de cobrança adequado e assertivo, ter um bom relacionamento com o cliente, utilizar a régua de comunicação, entre outros.

O que significa risco de Inadimplência?

O risco de inadimplência para as empresas se refere quando as compras dos clientes são de extrema importância para o fluxo de caixa. Ou seja, dessa forma sem o pagamento desses clientes corre um sério risco a inadimplência.

Isso ocorre muito em casos de vendas parceladas, por exemplo, já que maioria é muito importante para manter as receitas da empresa.

Devido à inadimplência, deve-se ter alguns cuidados como verificar o histórico de cada cliente e fazer uma análise de crédito rigorosa. Para estar evitando este tipo de situação.

Para não correr esse risco e ficar no “vermelho”, ainda, se lembre de manter os cadastros e atualizados.

Como cobrar um cliente Inadimplente?

Uma das situações mais difíceis do nosso dia a dia é realizar algum tipo de cobrança, não é mesmo? Em uma empresa isso também não é tarefa fácil, aliás é uma situação bem delicada para ambas as partes.

Desse modo, como cobrar a inadimplência de clientes? Vejamos agora algumas dicas para tornar este momento menos complicado.

Primeiro de tudo, mantenha o cadastro dos clientes organizados, pois assim será permitido monitorar os pagadores. Já que se acontecer do cliente não pagar na data, já terá tempo para entrar em contato e buscar o contorno deste momento.

Utilize de lembretes quando estiver próximo da data de vencimento, alguns clientes realmente acabam é esquecendo de pagar a conta na data certa. Mas seja cauteloso até neste ponto, para não parecer indelicado e ser mal interpretado com uma cobrança indevida.

Passando alguns dias após a data de vencimento e não tenha sido feito o pagamento, realize a cobrança. Mas claro, com certo cuidado. Em muitos casos negocie, ofereça vantagens para uma outra data de pagamento ou até mesmo no valor, na multa e nos juros, e ainda ofereça formas de pagamentos facilitadas.

A cobrança deve ser amigável, prepare a equipe para atenda que atenciosamente o consumidor e escute suas justificativas. Até mesmo a entonação da voz deve ficar atentos, e principalmente não pode haver conflitos na cobrança da inadimplência, por isso é essencial sempre manter a calma.

inadimplência do consumidor

Como não ser um Cliente Inadimplente?

Para quem deseja saber como não ser um cliente inadimplente, existem algumas coisas que podem ser feitas em relação a isso.

Só para exemplificar, primeiro é importante fazer um levantamento de todos os gastos existentes. Sendo que é necessário a participação de todos da família para que entendam o que pode ou não fazer financeiramente naquele momento.

Já que isso se trata da inadimplência e educação financeira, é um importante assunto para toda qualquer pessoa. Lembrando que todos os gastos devem entrar no levantamento, até mesmo o docinho comprado na padaria.

Ter cuidado com o consumismo, pois ele é um dos principais motivos de inadimplência atualmente. Ou seja, não gaste sem necessidade, não possua tantos cartões de créditos e corte gastos quando houver necessidade.

Faça pesquisas na hora que for realizar suas compras, assim optará pelo mais em conta para você no momento. É muito importante criar esse tipo de análise antes das compras, busque esse hábito no seu dia a dia.

Lidando com a Inadimplência no seu Negócio

A saber, algumas empresas também acabam entrando na Inadimplência. Pois isso não é um problema apenas de pessoas físicas, as jurídicas também podem se tornar inadimplentes.

Mas e como lidar com isso nos seus negócios?

Pois bem, para evitar a inadimplência e inadimplemento é preciso ter algumas precações. E ainda buscar de todas as formas que seus clientes se tornem inadimplentes.

Antes de tudo, é necessário checar como estar o nome do seu cliente na praça e como anda seus créditos. Consulte o SPC para fazer essa verificação.

Fazer contrato de serviços, seja por e-mail ou outra forma de comunicação. Justamente para quando precisar fazer algum tipo de contato. Sempre gere as notas fiscais, mesmo sem que eles tenham pedido.

Faça solicitação de referências comerciais, veja como outras empresas mantêm relação com esse cliente.O que você achou deste conteúdo?

Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog e veja também o vídeo: