Skip to content

Não me Perturbe – Ative, silencie e sinta-se seguro!





O Não me Perturbe é a solução ideal para quem está cansado de receber ligações constantes de empresas de telemarketing, telecomunicações e bancos.

Segundo pesquisa realizada pela Anatel, os serviços de call center são responsáveis por 32% do total das ligações realizadas no Brasil.

Essas chamadas podem incomodar muita gente. No estado de São Paulo, 97.944 pessoas entraram em contato com empresas de telecomunicações pedindo para não receberem mais ligações em 2016.

Porém isso não garante o fim das chamadas. Em geral, o telemarketing não desiste fácil. E não adianta inativar o chamador, eles possuem diversos números que se alteram a cada ligação.

Apesar disso, grande parte dos telefonemas são finalizados assim que atendidos. Isso ocorre porque existe um robô fazendo diversas ligações ao mesmo tempo, mas nem sempre há uma pessoa humana disponível para falar, então ele desliga.




As empresas de telemarketing fizeram muito sucesso em seu início. Antes da internet, era pelo telefone que se faziam a maioria das vendas.

Porém, o tempo foi passando e esse tipo de abordagem se tornou algo extremamente incomodo. Se você está cansado de receber ligações de call center, confira com a gente como o Não me Perturbe funciona!

O que é o Não me Perturbe?

Não me Perturbe
Não me Perturbe – Ative, silencie e sinta-se seguro!

O Não me Perturbe funciona como um banco de dados online que contém as informações de pessoas que não desejam receber ligações de telemarketing.




Ele surgiu da necessidade de melhorias na qualidade desse setor. Prestadoras de Serviços de Telecomunicações se uniram para discutir qual seria a melhor forma de tornar o processo mais prático e benéfico para o cidadão.

Então, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, o site foi criado e disponibilizado em julho de 2019. Já nas primeiras 17h de funcionamento, o Não me Perturbe registrou 620 mil cadastros.

Por lá o usuário pode inativar chamadas das prestadoras Algar, Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

Além disso, o Não me Perturbe também inativa ligações do INSS, Agibank, Banco Alfa, Banco do Brasil, Banrisul, Bari, BMG, Bradesco,  BRB, BV, Caixa, Cetelem, CCB Brasil, Digio, Daycoval, Facta, Alfa, Inter, Itaú-Unibanco, Itaú Consignado, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil, Olé, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Zema.

Uma vez que o cadastro é feito, você para de receber chamadas dessas prestadoras com ofertas de operações ou oferta de planos de celular, telefone fixo, tv e internet.

Como usar o Não me Perturbe?





Primeiro, precisamos entender como funciona o Não me Perturbe. O primeiro passo é fazer o cadastro pelo site https://www.naomeperturbe.com.br/.

Depois de confirmar seu e-mail e realizar o login, será aberta uma lista das operadoras participantes. Lá você pode selecionar quais devem ser inativadas.

A partir disso, as instituições selecionadas tem o prazo máximo de 30 dias para cessar com as ligações. O cadastro pode ser alterado a qualquer momento, basta acessar a página principal do site e clicar em ‘consultar/ editar’.

Além disso, na parte superior da tela, há a aba ‘sobre’, o usuário pode saber mais sobre o site e consultar as perguntas mais frequentes.

No caso de sua dúvida não estar entre as mais comuns, você pode enviar sua pergunta clicando em ‘contato’ também na aba superior. Basta preencher nome, e-mail, e descrever qual é sua questão a ser resolvida.

Se você tem dúvidas sobre quantidade de chamadas, horário das ligações e insistência das operadoras, você deverá realizar o login para registrar seu contato. O mesmo vale para quem se cadastrou diretamente pelo número de celular.

Agora que já sabemos como funciona o site, vamos descobrir como fazer o cadastro no Não me Perturbe logo abaixo.


Como me cadastrar no Não me Perturbe?

Para fazer o cadastro no Não me Perturbe é muito simples. Confira nosso passo a passo!

  • Passo 1- Acesse https://www.naomeperturbe.com.br/
  • Passo 2- Clique em solicitar inativação
  • Passo 3- No caso de ser seu primeiro acesso, crie seu usuário, preenchendo nome completo, cpf, e-mail e defina uma senha.
  • Passo 4- Acesse o e-mail cadastrado para fazer a confirmação dele. Não se esqueça de olhar sua pasta de spam, pode ser que ele tenha se perdido por lá!
  • Passo 5- Faça login e preencha todos os dados necessários, como telefone com DDD e nome completo.
  • Passo 6- Marque todas as operadoras que deseja inativar. No fim, clique em ‘Cadastrar telefone’ e espere o e-mail de confirmação.

Para quem não tem e-mail, o site disponibiliza a possibilidade de se cadastrar utilizando o telefone. Basta clicar em ‘Não possui e-mail?’ e informar o número.

Ele será confirmado por meio de ligação, em caso de telefone fixo, ou via sms. No primeiro caso, serão 4 dígitos informados, já no segundo, 8. Ambos devem ser inseridos no site.

Qual o site do Não me Perturbe?

O site do Não me Perturbe é https://www.naomeperturbe.com.br/.

Por meio dele é possível solicitar a inatividade, consultar ou editar quem pode ou não te ligar e ativar as operadoras.

Ele foi criado a partir de uma iniciativa das prestadoras de serviço que buscavam uma plataforma para reunir dados dos usuários que não possuem interesse em receber este tipo de ligação.

É importante ressaltar que o aplicativo do Não me Perturbe não existe. Eles possuem apenas o site e não enviam e-mails com arquivos executáveis ou solicitam dados pessoais e bancários. Ao receber qualquer mensagem desse tipo, você deve denuncia-la.

O Não me Perturbe funciona muito bem para todos os usuários, graças a seu site de design simples e prático. É muito fácil se cadastrar, fazer alterações e tirar dúvidas. Em 2019, o site já contava com mais de 1,5 milhões de usuários cadastrados.

Quais as vantagens?

A principal vantagem de utilizar o Não me perturbe é se livrar das ligações insistentes de telemarketing contendo propagandas e afins.

O Procon já possuía anteriormente um sistema de inativação de chamadas. Porém, sua lista valia apenas para município e estado, enquanto o Não me Perturbe vale para todo o território nacional.

Ter uma plataforma que engloba todos os usuários que não gostam de receber ligações de telemarketing torna a relação cliente- empresa muito mais satisfatória.

Além disso, ela reduz a burocracia, evita processos judiciais e diminui drasticamente o número de reclamações realizadas. Ou seja, para ambos os lados existem vantagens.

O Não me Perturbe foi desenvolvido para armazenar uma grande quantidade de dados e redesenhar o mercado a longo prazo. Isso significa que além do benefício imediato, o fim das ligações, também há pessoas trabalhando para modificar as estruturas para melhor no futuro.

Todo mundo pode usar?

De acordo com os termos de uso do Não me Perturbe, qualquer pessoa física que possuí um telefone fixo ou móvel pode utilizar os serviços do site.

Pessoas jurídicas não podem fazer o cadastro utilizando CNPJ, apenas CPF. Assim que o cadastro é feito, o usuário concorda com os termos e condições de uso definidos pelo site.

O Não me Perturbe recomenda que o número cadastrado seja de titularidade do usuário, pois pode ser que isso seja verificado no processo. Em linhas gerais, todos podem utilizar os serviços do site. Basta fazer o cadastro de forma correta e aguardar até que as ligações cessem.

O programa é pago?

O Não me Perturbe, site oficial da Anatel, é 100% gratuito para todos os usuários.

Esse ato ajuda a tornar o serviço mais democrático e benéfico para as pessoas cadastradas. Quanto mais dados são reunidos, melhor se torna a qualidade do serviço.

Não há qualquer indicio de que o site e seus serviços possam se tornar pagos. Apesar de Anatel ser uma agência reguladora administrativamente independente, sua arrecadação jamais será feita por meio da cobrança do Não me Perturbe.

Utiliza-lo não é apenas uma forma de acabar com ligações insistentes, também significa uma tentativa de melhorar e modernizar a abordagem de empresas de telemarketing.

Site de não me perturbe

Este programa funciona mesmo?

O Não me Perturbe funciona sem dúvida nenhuma! Os usuários relataram estar muito satisfeitos com a diminuição das chamadas recebidas de centros de telemarketing.

Porém, algumas empresas podem continuar a ligar mesmo após o cadastro. Isso ocorre porque o site inativa apenas ligação de propagandas e propostas de comodatos. Cobranças e afins continuam a ser realizadas normalmente.

Vale ressaltar também que a inativação só é completamente realizada 30 dias depois do cadastro. Esse é o prazo definido para que as empresas façam a atualização em seus dados e modifiquem sua abordagem.

Mas o que acontece se você se cadastrou no Não me Perturbe e continua recebendo ligações?

Se isso ocorrer, você deve entrar em contato com o site e informar o que está acontecendo.

Basta acessar a aba ‘contato’ na parte superior da tela, realizar login e selecionar “Continuo recebendo ligações”.

O Não me Perturbe entrará em contato com a empresa responsável pelas ligações para entender qual é o problema e como soluciona-lo. Sua solicitação deve ser respondida em no máximo 5 dias úteis.

Encontrou todas as informações que precisava? Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Confira no vídeo abaixo como se cadastrar no Não me Perturbe.

Não deixe de conferir outros artigos sobre o tema!