Skip to content

Aumento da Gasolina pode te levar até o PROCON!

Há muito tempo observamos como o aumento da gasolina tem acontecido vigorosamente.

Milhares de brasileiros reclamam desse fato todos os dias e ficam horrorizados de, em vez de ver o problema solucionado, piorar.

Pior quando vamos abastecer nossos carros em postos de combustível que faz nossos veículos fiquem com um desempenho pior devido à baixa qualidade da gasolina ou do álcool.

Mas, você sabia que essa atitude de vários postos de combustível (o de aumentar o preço da gasolina indevidamente) pode dar problemas e até levar o caso ao PROCON?

Saiba mais sobre seus direitos sobre o aumento da gasolina 2020 abusiva através desse artigo que vai lhe informar quais procedimentos tomar ao se deparar com uma situação dessas.

Como saber o real Aumento da Gasolina?

Aumento da Gasolina Anual
Aumento da Gasolina pode te levar até o PROCON!

Graças a tecnologia avançada, nós temos, hoje em dia, o acesso a internet disponível na maioria das casas das pessoas, celulares e em locais destinados a ajudar gente que não tem em sua moradia como Lan Houses e Telecentros.

Por isso, uma rápida pesquisa na internet já nos informa, por meio de sites oficiais, famosos e importantes, que houve de fato um aumento da gasolina hoje.

Não precisamos nos deixar levar por meras enganações de postos fajutos de combustíveis que querem sempre levar a melhor, basta dar uma olhadinha na internet.

Site como a G1, que pertence a uma das grandes emissoras de TV do Brasil, a Rede Globo, tem um cantinho todo especial para dar esse tipo de notícia.

Outros sites como da UOL e até a grande BBC, também podem nos ajudar a desvendar esse mistério.

Basta jogar a frase “aumento da gasolina” ou “aumento da gasolina anual” ou “tabela de aumento da gasolina nos últimos anos” ou “gráfico de aumento da gasolina” ou “histórico de aumento da gasolina” ou “política de aumento da gasolina” ou “o aumento da gasolina no Brasil” ou último aumento da gasolina no Brasil” ou “sobre o aumento da gasolina” ou “a gasolina aumentou” que logo aparecem as respostas.

Também podemos entrar em sites importantíssimos como o da Petrobrás para buscarmos mais informações e conhecimentos.

O que fazer quando o Aumento da Gasolina é abusivo?

Para que você possa fazer uma reclamação contra o aumento da gasolina, é necessário recorrer à denúncia. Você pode fazer isso no próprio PROCON da sua cidade ou então, no site da Agência Nacional do Petróleo, a ANP.

No site da ANP, http://www.anp.gov.br/, para efetuar reclamações contra o aumenta da gasolina, o passo a passo é o seguinte:

  • Procure pela aba “Fale Conosco”;
  • Selecione o campo “Fazer uma denúncia – preço do combustível”;
  • Preencha os dados como o nome da empresa, CNPJ e endereço do posto;
  • Preencha os dados como o seu nome, endereço e telefone;
  • Informe por mensagem escrita qual é a reclamação;
  • Anexe os comprovantes do pagamento (escaneados) no próprio sistema.

É possível denunciar posto de combustível ao PROCON?

Sim, é possível denunciar o aumento da gasolina e o posto de combustível! Tanto que o próprio site do PROCON tem um lugar dedicado essas reclamações.

Através do PROCON, você pode fazer a sua denúncia contra o aumento da gasolina através do “@proconsp” que é o endereço e usuário da organização na rede social Twitter.

Ou então, você pode cadastrar e entrar em sua conta no site do PROCON para denúncias pelo endereço www.consumidor.procon.sp.gov.br e fazer a sua reclamação.

Porém, para isso, você deve estar com a nota fiscal da compra em mãos ou alguma outra prova cabível que, durante o preenchimento do formulário da denúncia, lhe pedirá.

Sua reclamação será atendida o mais rápido possível!

Histórico de Aumento da Gasolina

Entenda sobre Cartel e quando ele é crime!

Para quem ainda não conhece, cartel é um conjunto de medidas entre duas ou mais empresas do mesmo setor. Serve para controlar o mercado onde foram colocadas.

Quando se tem um acordo, os participantes desse cartel coordenam, todos juntos, as ações tornando-se parceiras e não mais rivais.

As práticas mais utilizadas dentro de um cartel são:

  • Manipulação da oferta de serviços e produtos;
  • Combinação de preços em um mesmo nível;
  • Divisão de mercado de atuação e clientes.

O que os cartéis proporcionam é que concorrentes seu unam para acabar com a livre-concorrência para beneficiar as empresas que são cartelizadas.

Pois, com isso, as empresas que participam desses cartéis têm mais lucro e domínio sobre o mercado. No entanto, essa prática prejudica os consumidores e por isso é considerado um crime.

Aqui, em nosso país, esta e outras práticas similares são monitoradas pela CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que é um órgão pertencente a SBDC (Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência).

O crime de uma realização de cartel pode levar a pena de 2 a 5 anos de prisão.

E esse “pequeno tempo” pode ser aumentando em até 50%, ao descobrir que o cartel estava sendo praticado em um mercado de serviços essenciais ou se o seu dano for causado a várias pessoas ao mesmo tempo.

Além de tudo isso, os responsáveis e sócios pelo cartel são obrigados a pagar uma multa de 50% pela empresa.

Por isso, não deixe de denunciar o aumento da gasolina de forma abusiva: pode ter razões piores por trás para que esse tipo de coisa ande acontecendo.

O aumento da gasolina abusivo e é errado e deve ser denunciado sempre para o bem de todos os consumidores do Brasil.

Como fazer denúncias sobre o preço da gasolina?

Você pode denunciar o aumento da gasolina através do PROCON ou ANP, como foi dito anteriormente. Pode ser pessoalmente ou através da internet, que é mais confortável para toda e qualquer pessoa.

Lembrando que, para fazer uma denuncia sobre o aumento da gasolina, é necessário ter provas nas mãos como a nota fiscal e escaneá-la. Para mais informações, acesse o blog → Atendimento Consumidor