Skip to content

3 Situações para Utilizar uma Carta de Reclamação

Uma carta de reclamação é um instrumento “quase” jurídico, pois serve como documento comprobatório, utilizado para formalizar uma queixa, uma reivindicação, uma solicitação ou uma solução para um problema ocorrido em uma compra mal sucedida, um extravio de bagagem em uma viagem ou requisitar uma solução para um prefeito de alguma cidade, como a colocação de uma rampa para cadeirante em determinado ponto da cidade.

Ela pode ser uma carta de reclamação ao síndico de um prédio ou de um condomínio ou uma carta de reclamação ao Procon, reivindicando algum direito, uma providência ou uma carta de reclamação escolar.

Portanto, como pode observar, a carta de reclamação pode ser utilizada em várias situações, desde que haja algum ponto a ser solicitado, de um problema ocorrido, endereçado a um determinado destinatário, que tenha o poder, a obrigação e o dever de resolvê-lo.

A seguir, iremos abrir este tema em tópicos, para uma melhor compreensão do assunto, conforme listado a seguir:

Como começar uma Carta de Reclamação?

Carta de Reclamação Escolar
Carta de Reclamação Escolar

Uma carta de reclamação deve ser iniciada com a identificação do remetente, com dados como, nome completo, documentos como identidade e CPF, bem como endereço residencial. Tanto faz ser uma carta de reclamação a uma empresa ou uma carta de reclamação a operadora telefônica. A sua identificação é o primeiro passo a ser informado no corpo da carta.

Após a sua identificação, o próximo passo será informar por qual motivo você está enviando a carta, relatando em detalhes qual é o problema, incluindo evidências ou provas, para dar veracidade a sua reivindicação.

Além de sua identificação, a carta deve ter outros dados como nome e o endereço do destinatário, data e local.  Outro fator relevante, é esta carta não deve ser escrita de forma manual e sim em formato digital. Isso faz com que a leitura seja mais fácil e não dê margem a erros pelo não entendimento da caligrafia, gerando uma dúvida na mensagem.

Qual o objetivo da Carta de Reclamação?

Uma carta de reclamação tem como principal objetivo a realização de uma solicitação de qualquer natureza.

Você pode encontrar na internet modelos de uma carta de reclamação pronta ou por exemplo, fazer você mesmo uma carta de reclamação de celular com defeito.

A seguir listamos, alguns motivos para se fazer uma carta de reclamação para ser realizada em algumas situações:

  • Uma reclamação ou solicitação em geral,
  • Solicitação de renegociação de uma dívida que está cobrando juros exorbitantes,
  • Reclamação do defeito de um produto apresentado depois de comprado,
  • Solicitação o porquê teve seu nome inserido indevidamente em cadastro de inadimplentes em instituições financeiras e consequentemente a retirada,
  • Reclamação de desvio de bagagem, em caso de viagens,
  • Solicitação de um benefício qualquer para a comunidade, a um síndico de seu condomínio,

Quais são as características da Carta de Reclamação?

Uma carta de reclamação é um instrumento legal, em que você usa para solicitar, reivindicar ou sugerir a solução de um problema que pode estar ocorrendo com você ou com a comunidade que você faz parte e nela deve conter todas as informações necessárias para a tomada de decisão do destinatário.

Portanto, as principais características de uma carta de reclamação é:

  • A identificação do remetente com dados pessoais e endereço,
  • O relato minucioso da reivindicação, com evidências que comprovem a veracidade dos fatos. Essas evidencias podem ser nota fiscal, fotos, protocolos de atendimentos e outros que se façam necessário para o bom andamento do processo,
  • Ter os dados corretos do destinatário, ou seja, do órgão ou pessoa que irá resolver a solicitação reivindicada,
  • E por último colocar a data e o local na carta, que deve ser redigida de forma digital e não manuscrita, a fim de evitar dúvidas no momento da leitura.

Carta de Reclamação ao Banco Central

Como encerrar uma Carta de Reclamação?

Uma carta de reclamação deve ser clara, objetiva e concisa. Nela deve constar informações e evidencias, para que seu objetivo seja alcançado o mais rápido possível. As informações contidas devem auxiliar ao destinatário na tomada de decisão mais certa e justa para o solicitante.

O destinatário de sua carta de reclamação é quem vai definir o formato e o seu conteúdo. Dependendo a quem você vai enviar, se ao Procon, ao síndico de seu prédio, a uma empresa ou outra entidade qualquer, você deverá tomar cuidados, como evitar erros de português e concordância verbal, não fazer a carta manuscrita e sim em formato digital.

Portanto, os cuidados para esse documento devem ser observados inclusive no seu encerramento.

Você pode usar frases como:

  • Enfim, agradeço a sua atenção e solicito que o meu pleito seja atendimento o mais urgente possível!
  • Portanto, estou certa de que posso contar com a seriedade e eficiência de sua empresa para solução do problema ora relatado,
  • Sendo assim, fico no aguardo de uma solução urgentemente, para a minha solicitação,
  • Certo do seu entendimento acerca de nossa solicitação, ficamos no aguardo do seu retorno, o mais breve possível.

Para quem enviar uma carta destas?

Você pode enviar uma carta de reclamação para qualquer órgão oficial de qualquer governo, para o Procon, Código de defesa do consumidor, para entidades físicas ou jurídicas, empresas, prefeituras e lojas.

Podem ser uma carta de reclamação para imobiliária, para o síndico do seu condomínio ou uma carta de reclamação ao banco central.

Seja qual for a natureza de sua reclamação, você pode fazer uma carta de reclamação para que seus direitos sejam garantidos e respeitados.

Espero que este artigo o tenha ajudado a conhecer e a fazer uma carta de reclamação para órgãos e entidades, reclamando seus direitos sobre serviços e mercadorias. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog → Atendimento Consumidor e veja outros artigos.