Skip to content

O Guia do Consumidor do Mercado Livre Brasil

Você está procurando mais informações sobre Mercado Livre? Tem dúvidas relacionadas os assuntos como, por exemplo: O que é o Mercado Livre? Como comprar no Mercado Livre?

Está se perguntando será que existem vantagens de utilizar o Mercado Livre? Como vender no Mercado Livre? Mas será que é confiável comprar neste site? O que pode ser vendido no Mercado Livre?

Se você tem uma dessas dúvidas ou mais, este artigo é para você, seja bem-vindo ao O Guia do Consumidor do Mercado Livre Brasil.

Primeiramente vamos explicar que o Mercado Livre já se tornou uma referência em diversos países quando o assunto é comprar e vender online com rapidez, ótimos serviços agregados e o máximo de segurança.

E ele é tão conhecido e bem-sucedido no Brasil que muitas pessoas pensam que o Mercado Livre é brasileiro, o que não é verdade.

Ela nasceu na Argentina em 1999, está hoje em 18 países e se tornou o maior site de vendas da América Latina, com uma média de 60 milhões de anúncios funcionando em tempo real!

Mas fica aquela pergunta desconfiada: será que você encontra aquela peça para consertar sua lavadora de roupas ou consegue vender seus álbuns de figurinhas antigos no ML? Certamente que sim!

Você conhece como comprar e vender de forma eficiente nesse sistema? Para que você consuma ou desapegue com segurança, preparamos esse guia para o consumidor aproveitar muito o melhor do Mercado Livre Brasil!

Continue a leitura do nosso Guia do Consumidor do Mercado Livre Brasil, e tenha informações como: O que é o Mercado Livre? Como comprar no Mercado Livre? Quais as vantagens de utilizar o Mercado Livre?

Como vender no Mercado Livre? Passo a passo do cadastro no site. Formas de pagamento do Mercado Livre. É confiável comprar neste site? Como parcelar boleto no site? O que pode ser vendido no Mercado Livre? Formas de contato do Mercado Livre.

Confira:

O que é o Mercado Livre?

mercado livre telefone
O Guia do Consumidor do Mercado Livre Brasil

O Mercado Livre Brasil é um site especializado em promover espaço para pessoas e empresas anunciarem seus produtos e serviços.

Quando ele surgiu, era basicamente voltado às pessoas, para que pudessem vender online os mais diversos objetos usados e que seria muito difícil – e inseguro – negociar no mundo físico.

Hoje em dia, o MLB é um dos maiores mercados digitais do mundo, cuja operação é muito simples, basta ter uma conta e que dispõe atualmente de serviços agregados de logística e pagamento seguros e rápidos. Você compra no Mercado Livre roupas, eletrônicos, colecionáveis e automóveis!

Agora que você já sabe o que é o Mercado Livre, deve estar se questionando sobre: Como comprar no Mercado Livre? Quais as vantagens de utilizar o Mercado Livre? Como vender no Mercado Livre? Tenha calma, que aqui você encontrará essas informações, é só seguir com a leitura.

Como comprar no Mercado Livre?

Basicamente, você precisará criar uma conta de usuário no Mercado Livre Brasil e você verá adiante como se cadastrar.

Após isso, basta pesquisar o que deseja e avaliar as ofertas. Algumas dicas para que a pesquisa seja a melhor:

  • Atenção se o item é novo ou usado – se não estiver claro, pergunte!
  • Avalie a MLB reputação do vendedor – pontuação, quantidade de vendas nos últimos 12 meses e opiniões;
  • Para itens de alto valor, prefira pagar parcelado para um possível cancelamento;
  • Muito. O quanto precisar!

Quais as vantagens de utilizar o Mercado Livre?

A principal vantagem é a praticidade de achar tudo – de uma agulha à um carro – sentado no sofá. E dois serviços são diferenciais importantes:

  1. Mercado Livre entrega através do Mercado Livre Envios – sistema com os Correios que é mais barato e mais rápido;
  2. Mercado Pago – usar diversas formas de pagamento e até mesmo o saldo de vendedor para quitar a sua compra.

Mercado Livre App existe?

Sim e pode ser um excelente recurso para o uso da plataforma. O Mercado Livre aplicativo, disponível em todas as lojas dos smartphones, é gratuito e tem todas as funcionalidades da versão em computador.

Como vender no Mercado Livre?

Anunciar no Mercado Livre do Brasil já foi mais simples, porém o processo ficou mais longo, com mais seções a ser usadas e uma dica é preciosa: use ao máximo as áreas e informações.

Isso se deve ao medidor de qualidade do site, que mostra o grau de visibilidade que o anúncio terá. Quanto mais completo, mais visível e confiável!

5 dicas para quem vai vender no Mercado Livre

  1. Se possível, venda com comissão de 16% para a plataforma. Assim, você terá muito mais visibilidade;
  2. Tenha à mão todos os dados possíveis de acordo com o item – dimensões, marca, fabricante, ano de fabricação, se é um item raro, descrição de cores e formatos;
  3. Seja sincero quanto a defeitos – você consegue vender até um equipamento com falha, desde que a pessoa saiba!
  4. Capriche nas fotos – pode usar até 10, que sejam nítidas e com fundo branco;
  5. Ofereça Mercado Envios – é uma forma mais segura para o comprador.

Passo a passo do cadastro no site

O cadastramento na plataforma do Mercado Livre é simples e o passo a passo abaixo vai ajudar bastante:

  1. Acesse o site: https://www.mercadolivre.com.br/;
  2. Clique em Crie A Sua Conta;
  3. Na tela seguinte, você vai preencher dados básicos: nome, CPF, e-mail e senha;
  4. O sistema vai criar um número de autorização que será enviado para o seu e-mail;
  5. Digite na tela seguinte e confirme.

Pronto, sua Mercado Livre conta está criada! Clique em Continuar para ir à página principal onde você poderá fazer as suas pesquisas de compra.

Vai vender no Mercado Livre? Atenção com seus dados!

Para fazer uma Mercado Livre venda, é preciso configurar a sua conta com mais alguns dados, mas tudo é muito simples e você pode anunciar logo em seguida.

  1. Clique no seu nome no alto à direita;
  2. Escolha Resumo de Vendas para abrir um menu lateral à esquerda;
  3. Clique nos três traços e poderá escolher as opções para ajustar.

Ali você poderá gravar telefones de contato – que são usados apenas quando você fecha uma venda – e outros dados, em especial os endereços de onde saem as suas vendas e onde devem ser entregues as suas compras.

Formas de pagamento do Mercado Livre

O sistema tem uma variedade de formas de pagar por suas compras e são as mesmas as que você vai oferecer nas suas vendas:

  • Mercado Livre credito Visa, Mastercard, Amex, Hipercard e Elo;
  • Cartão de débito da Caixa;
  • Boleto bancário à vista ou parcelado.

Se a compra for paga por cartão, a aprovação é imediata, pois o comprador será direcionado para o Mercado Pago, o serviço que se comunica com a instituição e confirma o pagamento.

O Mercado Livre aceita Paypal?

Sim! E isso ajuda muito nas suas vendas, pois compradores do exterior podem usar este intermediador de pagamento.

Posso pagar com o Mercado Livre saldo?

Com certeza! Á medida que você vende e os valores das vendas são liberados para a sua conta virtual, é possível usar o saldo para pagar compras – e até mesmo combinado com outra forma de pagamento!

É confiável comprar neste site?

Como todo comércio digital, muitos ainda questionam se o Mercado Livre é confiável. Podemos dizer que sim, se olharmos para a reputação que a plataforma tem hoje em dia.

O número de pessoas interessadas em comprar e vender só aumenta e o Mercado Livre é seguro não só com a integridade dos anúncios como os dados pessoais e bancários.

Eles investem muito nas mais modernas ferramentas e protocolos de segurança de dados. Dessa forma, é confiável Mercado Livre para achar aquele item raro ou para desapegar e conseguir um rendimento.

Como parcelar boleto no site?

O Mercado Livre boleto parcelado é a mais recente novidade da plataforma para ampliar as possibilidades dos clientes na hora de pagar.

Porém, é importante avaliar a taxa de juros cobrada, pois não é das mais baixas. O processo de compra é o mesmo de outras formas de pagamento, pois basta selecionar o ML Boleto Parcelado na lista de opções e o número de parcelas.

mercado livre é brasileiro

O que pode ser vendido no Mercado Livre?

Sabe a história de que podemos encontrar de tudo no MLB? Claro que não é bem assim, mas uma coisa é certa: quase tudo que você tem para se desapegar pode ser vendido na plataforma.

Basicamente, você não pode vender produtos cujo comércio é ilegal – armas e drogas, por exemplo – e uma série de outros por questão de segurança do site.

Veja neste link o que é proibido: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/produtos-proibidos_1028.

Formas de contato do Mercado Livre

Chegamos a um ponto fraco: falar com a Mercado Livre não é uma tarefa fácil, pois infelizmente o site não disponibiliza um Mercado Livre telefone de contato e não há um chat online.

Por outro lado, a seção do Mercado Livre ajuda é muito abrangente, bem organizado e responde praticamente todas as dúvidas (https://www.mercadolivre.com.br/ajuda).

Caso você tenha algum problema com uma venda ou compra, basta ir ao menu correspondente e, do lado direito do item, escolher a opção Tenho Um Problema. O sistema abrirá um menu para navegar e relatar a sua necessidade!

Como vimos nesse artigo, o Mercado Livre Brasil pode ser uma excelente forma de comprar os mais variados produtos no conforto da sua casa, usando meios de pagamento simples e uma forma de entrega segura.

Quer saber mais? Veja esse vídeo sobre o: Conheça quais são os 10 produtos que são mais vendidos do Mercado Livre. Deixe o seu recado nos comentários e compartilhe esse artigo com seus amigos.