Pular para o conteúdo

Aluguel em Imobiliária? Veja os cuidados a serem tomados!

alugar imobiliária





Tanto para quem é proprietário de um imóvel ou para quem vai alugar, fica sempre na dúvida, se deve procurar um aluguel imobiliária ou alugar o imóvel diretamente com o inquilino ou com o proprietário. Nas duas formas de aluguel, a que temos menos riscos, é o realizado através da imobiliária, pois com ele garante-se as seguranças da lei.

Porém, antes de começarmos a nos debulhar sobre o tema, queremos esclarecer que não somos uma imobiliária e não temos nenhum tipo de negócio relacionado com aluguel ou venda de imóveis. O Nosso papel neste artigo, é buscar informações na internet e em sites oficiais e levar estes dados até você, de forma estruturada, facilitando assim a sua pesquisa sobre o tema.

Portanto, se você está em busca de um aluguel imobiliária, fique conosco, na leitura deste artigo, pois ele está cheio de dicas bem interessantes sobre o tema, conforme os tópicos abaixo:

Como funciona o aluguel em imobiliária?

alugar imobiliária
Aluguel em Imobiliária? Veja os cuidados a serem tomados!

O contrato de aluguel imobiliária funciona para facilitar a sua vida enquanto inquilino e a vida de quem tem um imóvel para alugar, enquanto proprietário, pois eles oferecem garantias e comodidades para quem procura esse serviço, com a cobrança de um percentual sobre o aluguel. Ao usar os serviços de uma boa imobiliária, você pode dispor de:



  1. Intermediação legal e jurídica entre as duas partes, onde os direitos serão garantidos e preservados.
  2. Análise criteriosa do cadastro, tanto para quem vai alugar e para o proprietário.
  3. Uma busca pelo imóvel mais assertiva e direcionada, observando aspectos como localização, tamanho, segurança, valor do aluguel e do condomínio. Você não fica batendo cabeça procurando por um imóvel pelos quatro cantos da cidade.
  4. Conservação do imóvel, tanto quando se aluga, quando se desaluga, observando o pagamento de todas as taxas relacionadas ao contrato, como IPTU, contas de energia e água.
  5. Pagamento dos aluguéis na data correta, sob pena de pagamento de juros e multas pelo não cumprimento do acordo.
  6. Conferencia de todas as garantias que regem o contrato, como documentação, fiador, pagamento de caução e demais obrigações contratuais e legais.
  7. Vistoria do imóvel quando se aluga e quando se devolve o imóvel

O aluguel em imobiliária é mais caro?





Não confundir aluguel de mobiliário, com aluguel em uma imobiliária, pois o primeiro trata-se de alugar apartamentos, casas ou até mesmo sítios, com o mobiliário junto. Isso é muito comum em algumas praças do Brasil, alugar a casa, já com tudo dentro.

Pois bem, tanto faz você alugar um imóvel com os móveis dentro ou não, através de uma imobiliária, que você terá que pagar os custos operacionais para a empresa que lhe alugar este imóvel. É deste custo operacional que a imobiliária sobrevive, pagando inclusive pagando aos seus funcionários.

Portanto, aluguel imobiliária, tem um custo sim! Este custo varia de acordo com as responsabilidades assumidas pela empresa. Por isto, é muito importante, você ficar atento ao contrato que deverá ser celebrado entre você enquanto proprietário de um imóvel, ou de você enquanto inquilino. Os principais custos com uma imobiliária normalmente, são:

  1. O valor do primeiro aluguel a ser pago, deve ser direcionado para a imobiliária para cobrir custos, com anúncio, pintura, consertos etc. Esse valor pode variar de 70% ao valor de um aluguel cheio.
  2. A partir do segundo aluguel, normalmente são cobradas as taxas de 10 a 15% sobre o valor do aluguel do imóvel.
  3. O valor repassado para o proprietário já vai deduzido deste valor.




Quais os cuidados para ter com a imobiliária?

Quando vamos realizar qualquer negócio para as nossas vidas, seja o aluguel de um imóvel ou a compra de um veículo, devemos nos certificar de que a empresa que estará nos ajudando nesta tarefa, com sua expertise no assunto, seja, idônea e tenha uma excelente reputação no mercado em que atua.

Portanto, antes de iniciar qualquer transação, se certifique com amigos, procure uma imobiliária indicada pelo vizinho ou colega de trabalho. Nunca é demais tomar esses cuidados, observando os seguintes cuidados:

  1. Verificar seus certificados junto as agências reguladoras.
  2. Observar os imóveis oferecidos com relação a manutenção, localização e quantidade.
  3. Averiguar atentamente ao contrato, principalmente as cláusulas que lhe beneficiam.

O aluguel imobiliária porcentagem cobrado é um custo que você terá a mais no seu contrato de aluguel e este valor pago, deverá valer cada centavo, para a sua segurança e bom andamento do tempo de duração deste contrato.

aluguel imobiliária imposto de renda

Contrato com imobiliária, quais os riscos?

Portanto, para saber sobre aluguel imobiliária como funciona, perante uma imobiliária e quais os riscos para você, enquanto inquilino ou proprietário, fique tranquilo, pois os riscos são menores se você fizer essa transação diretamente com o inquilino ou com o proprietário. Calma, vamos explicar!

Como todo negócio, para que você minimize este risco, você deve se preocupar em escolher empresa que, seja idônea e tenha uma excelente reputação no mercado em que atua. Além disso, todas elas devem ser filiadas ao CRECI-Conselho Regional de Corretores de Imóveis ou na ADEMI- Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário. E por último, você deve averiguar minuciosamente o contrato que deverá ser assinado entre você e ela.

Como encontrar imobiliárias próximo a mim?

Você pode encontrar imobiliárias próximas a você através de pesquisas no google, indicação de amigos ou colega de trabalho, ou buscando através de sites como o www.creci.org.br, www.ademi.org.br.

Espero que este artigo o tenha ajudado a entender como é fácil alugar um imóvel através de uma imobiliária. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog:  https://atendimentoconsumidor.com e veja outros artigos.

Veja o vídeo: