Pular para o conteúdo

Avalista corre risco? Entenda tudo sobre essa função!

avalista pode ter nome sujo





A definição de um Avalista, é de uma pessoa na figura jurídica ou na figura pessoa física, que assina um documento, perante uma instituição, assumindo pagar uma dívida, que foi contraída por um terceiro, caso ele não pague.

Porém, antes de continuar com este assunto tão controverso, queremos lembrar a vocês que não somos nenhuma organização especializada no assunto e muito menos negociamos com este tipo de serviço. O Nosso papel é tão somente buscar informações na internet ou em sites oficiais e levar estes dados de forma estruturada até você.

A função do avalista é muito comum em operações de crédito em geral. Elas acontecem em transações como compra de imóvel, de um automóvel, como FIES – Crédito educativo, onde os credores têm a certeza de que a dívida será paga. Ou pelo devedor principal ou pelo avalista.

Portanto, para se tornar um avalista, basta ser uma pessoa idônea, nome limpo na praça e ter bens para dar como garantia. A seguir listaremos, através dos tópicos abaixo, como se dá esse processo:

O que é ser avalista?

avalista pode ter nome sujo
Avalista corre risco? Entenda tudo sobre essa função!

Avalista é uma figura jurídica ou pessoa física, dentro de um processo de endividamento de um terceiro, onde ele assume a responsabilidade de pagar esta dívida, caso o contratante não pague. Para se tornar um avalista, você deve ter nome limpo na praça e possuir bens para serem dados como garantia.




Por isso é muito importante você se certificar da idoneidade da pessoa de quem você assumirá esta dívida. Para ser um avalista é preciso ter um grau de confiança muito grande, pois costumam brincar, que este tipo de negócio só se faz com filho ou pai. E mesmo assim, não deixa de ser um risco!

Você está assumindo uma dívida, que deverá ser paga de um jeito ou de outro.

Qual a diferença do fiador para o avalista?

A diferença entre um avalista ou fiador é muito sutil, pois ambos no final, acabarão pagando uma dívida que não é sua, caso o devedor principal não pague. O avalista pode ser acionado em compra de automóveis ou em casos do crédito educativo, como o FIES. Já o fiador está mais restrito aos aluguéis de imóveis.




Existe o risco da inadimplência nos dois casos. Porém no caso do fiador, você pode exigir uma cláusula no contrato, onde você só será cobrado, depois de todas as tentativas, junto ao devedor principal. Porém no processo de um avalista, as instituições, cobram de quem estiver na frente primeiro. E normalmente eles cobram sempre do avalista.

Quais são as responsabilidades de um avalista?

A principal obrigação de quando você se torna um avalista é assumir o pagamento de uma dívida, contraída por um terceiro. Essa é principal responsabilidade que fica definida no contrato assinado.

Lembrando que se você tiver uma empresa e nela também um sócio, ele deverá assinar junto com você, antes mesmo de você de prestar qualquer garantia pessoal. Assim será também se você tiver um conjugue. Ele deverá assinar também o contrato. Não importa se você será um avalista de empréstimo bancário, da compra de um automóvel ou de um crédito educativo. Todas as partes devem tomar ciência dessa decisão.




Assim também ser se você for um avalista para aluguel de imóvel, que não é chamado de avalista e sim de fiador. Essa é uma atitude que tem risco alto para o avalista ou para o fiador. Pois além de ter que enfrentar processos, pagar uma dívida que não é sua, ainda corre o risco de perder bens móveis!

avalista pode cobrar do devedor

Avalista pode ter o nome sujo?

O avalista pode ter seu nome inscrito e considerado sujo em órgãos de proteção ao crédito, por exemplo. Isso sem falar é claro, em dívidas ativa da união. Um dos principais pré-requisitos para se ser uma avalista, é ter nome limpo e bens que possam ser arrestados, em caso do não pagamento da dívida pelo credor principal.

O avalista assina contrato com as instituições, que damos o nome de título de crédito. Ao assinar este documento, ele deve ser um cidadão idôneo e ainda se responsabiliza pela quitação da dívida contraída pelo devedor principal. É por isso que, ratificamos a importância de se tornar um avalista. Que se for realizado, seja de uma pessoa da sua inteira confiança. Senão, será somente dor de cabeça.

Quais os riscos que um avalista corre?

Um avalista, se fizer essa transação comercial sem critério e sem analisar o principal devedor da dívida contraída, corre vários riscos. A seguir listaremos os principais riscos:

  • Ter que pagar uma dívida que não é sua e nem é do seu interesse pessoal ou comercial.
  • Se não dispuser de valores financeiros para quitar essa dívida, pode ter seus bens confiscados.
  • Enfrentar processos na justiça, além de ter seu nome incluído em órgão de proteção ao consumidor, como Cadin nos bancos oficiais do governo.

Uma das principais regras de ser um avalista, é que o avalista é solidário, assume integralmente a responsabilidade da dívida contratada, sob as penas de lei!

Espero que este artigo o tenha ajudado a entender como é o papel de um avalista num processo de crédito e quais os riscos para quem aceita. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: https://atendimentoconsumidor.com    e veja outros artigos.

Veja o vídeo: