Skip to content

Passo a passo para fazer Consulta de Processo INSS





Atualmente, uma Consulta de processo no INSS é algo simples e rápido! Basta você se cadastrar no site do Instituto Nacional de Previdência Social – INSS, na página MEU INSS.

A ferramenta MEU INSS, foi criada para agilizar o dia a dia dos segurados. É um aplicativo amigável, fácil de navegar e você pode acessar de qualquer computador ou celular.

Através desta página na internet, você consegue agendar e realizar consultas de qualquer processo referente ao INSS, pois todos os dados de sua vida laboral estão contidos nessa base de dados.

Para que você possa fazer uma Consulta de processo no INSS ou utilizar outros serviços disponíveis, é preciso se cadastrar e obter senha individual no site do INSS.




Se você ainda ficar com alguma dúvida na hora do cadastramento de sua senha, você pode ligar para o telefone 135.

Ao longo deste artigo, iremos explorar este tema em tópicos, conforme abaixo e você verá como será fácil uma consulta processo inss.

Portanto, corra e se cadastre no MEU INSS e aproveite os serviços oferecidos, no endereço a seguir https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/:

Consulta processo INSS
Consulta processo INSS

Consulta Processo INSS Recurso

A Consulta de processo no INSS é uma forma de você acompanhar o desenrolar de qualquer solicitação realizada junto ao INSS, inclusive um recurso que você tenha dado entrada.




Um Recurso junto ao INSS ocorre quando você não concorda ou não aceita a decisão do INSS em relação ao seu pedido pleiteado.

Um exemplo seria você solicitar um benefício por motivo de acidente de trabalho e receber um benefício por motivo de doença. Nesses casos cabe você entrar com um recurso junto ao INSS, para mudança de decisão.

Para você fazer a consulta de um recurso junto ao INSS, você deve acessar a página na internet https://erecursos.previdencia.gov.br/web/, munido de um desses documentos: o seu CPF, O número do protocolo de seu processo ou o número do seu benefício.

Consulta Processo INSS Justiça Federal

Consulta Processo Administrativo no INSS

Uma Consulta de processo no INSS, pode dar-se nas esferas administrativas ou jurídicas. Um processo administrativo junto ao INSS ocorre quando um segurado faz um REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO, pleiteando a revisão de um benefício ou outro serviço solicitado à Previdência Social.




Este requerimento pode ser negado ou deferido pelo INSS. Inclusive você pode solicitar uma cópia deste processo junto ao Órgão.

Basta acessar um dos sites  https://erecursos.previdencia.gov.br/web/ ou https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/ e você poderá realizar a consulta processo administrativo inss.

Porém, se este processo passa da esfera administrativa do INSS e vai para a justiça Federal, você também pode fazer uma consulta processo inss justiça federal.

Por exemplo, se você for residente em um desses estados, como a Bahia, Acre, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí dentre outros, basta acessar o site a seguir e fazer sua consulta.

A Justiça Federal é dividida em regiões. Neste caso a região é a TRF1. Basta você  ter o número do processo em mãos e acessar: https://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/.

Consulta Processo Aposentadoria no INSS

Para você fazer uma Consulta de processo no INSS relacionado a sua aposentadoria ou de qualquer outro benefício solicitado, basta você acessar o site a seguir e digitar o  https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss  /consulta-de-situacao-de-beneficio/ e abrirá a tela abaixo e você poderá realizar sua consulta.



Caso você não disponha do serviço de internet, você pode ligar no número 135, ou ir pessoalmente a uma agência ou posto do INSS.

Consulta Situação de Benefício

A consulta  do andamento do  processo inss aposentadoria é muito mais simples do que você imagina!

A melhor forma de acompanhar qualquer processo junto ao INSS é você se cadastrando na página do MEU INSS, no endereço: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

Porém, se você quer fazer uma consulta processo inss com cpf, basta você entrar no site e acessar a página na internet https://erecursos.previdencia.gov.br/web/, munido de um desses documentos  como, o número do protocolo de seu processo, o número do seu benefício e inclusive com o número do  seu CPF.

Consulta de Processo Contra o INSS

Você pode fazer Consulta de processo no INSS pelos seguintes canais de atendimento abaixo. Todos esses canais você recebe a resposta em tempo real, caso seu processo esteja completo e não tenha nenhuma falta de comprovação documental:

  • Indo pessoalmente a uma agência ou posto do INSS,
  • Ligando no número 135, das 07 às 22 horas – de segunda a sábado;
  • Se cadastrando e gerando uma senha na página do MEU INSS – https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/;
  • Acessando o endereço eletrônico: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/;
  • E por fim, digitando e  acessando também o endereço na internet: https://erecursos.previdencia.gov.br/web/

Se você estiver em qualquer estado da federação, você obtém essa resposta na hora. Por exemplo, se você quiser fazer uma consulta processo inss justiça federal RJ, basta acessar o site https://www.jfrj.jus.br/consultas-e-servicos/processuais/consulta-processual.

Porém queremos ressaltar que, toda consulta de qualquer processo não pode ser realizada somente pelo nome, pois pode haver muitos nomes iguais.

Você deve ter sempre em mãos, o número do processo, seu CPF ou o número do seu benefício junto ao INSS. Portanto, consulta de processo inss por nome, não é possível!

Como Saber a Decisão do INSS

Você pode saber a decisão do INSS com relação a uma solicitação ou requerimento, acessando os canais de atendimento e realizando a opção consulta processo beneficio inss:

  • Aguardando em casa o retorno de sua solicitação. O INSS envia resposta através dos correios;
  • Indo pessoalmente a uma agência ou posto do INSS;
  • Ligando no número 135, das 07 às 22 horas – de segunda a sábado;
  • Se cadastrando e gerando uma senha na página do MEU INSS – https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/;
  • Acessando o endereço eletrônico: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/;
  • E por fim, digitando e  acessando também o endereço na internet: https://erecursos.previdencia.gov.br/web/

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é fácil obter resposta de uma solicitação de benefício ou processo junto ao INSS.

Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog → Consulta Processo e veja outros artigos.