Skip to content

Cancelar compra no Mercado Livre em passos fáceis!





Cancelar compra no Mercado Livre sempre parece ser um grande fantasma para a maioria das pessoas, especialmente aquelas que não têm hábito de usar a internet com frequência.

O resultado: colocam desconfiança no comércio online, quando na verdade a plataforma de vendas é como uma imensa feira de vendedores e compradores. E sabemos que não há feira 100% segura quanto à integridade de todos os barraqueiros, não é mesmo?

A boa notícia é que é possível cancelar compra no Mercado Livre antes de pagar e também há como cancelar compra no Mercado Livre após pagamento e tudo de forma simples.

O importante, para eles, é que nenhum cliente tenha razão quando diz quero cancelar uma compra no Mercado Livre e não consigo!.




Veja nesse artigo o passo a passo de um cancelamento de compra Mercado Livre para ajudar você a resolver rapidamente o seu problema e continuar comprando sem medo!

Cancelar compra no Mercado Livre antes do envio passo a passo

cancelar compra Mercado Livre app
Cancelar compra no Mercado Livre em passos fáceis!

O processo de como cancelar a compra no Mercado Livre antes do envio da mercadoria para você é bastante simples, pois você ainda pode evitar o despacho, que é uma etapa demorada e que ainda envolve remeter de volta para o vendedor.




Para cancelar compra no Mercado Livre antes do envio, siga o passo a passo abaixo:

  1. Entre na sua conta no Mercado Livre e clique em Compras;
  2. Você verá a lista das suas compras. Localize o item que deseja cancelar;
  3. Na lateral direita do item, existem três pontos. Clique e selecione Cancelar a Compra;
  4. A partir daí, o sistema solicitará algumas confirmações;

Ao final do processo, o vendedor será comunicado e, como o envio não foi feito, aceitará o cancelamento. Falaremos mais adiante sobre os procedimento da plataforma para cada opção de pagamento!

Posso cancelar compra Mercado Livre ainda não foi paga?





Com certeza, sim! Existem as vendas feitas através de boleto, onde o comprador tem um prazo de pagamento para que, após confirmado, fará a liberação do item para o vendedor despachar. Portanto, o primeiro passo é não pagar o boleto e comunicar o vendedor!

Dessa forma, quando cancelar a compra no Mercado Livre, não haverá valor a ser movimentado que, nesse caso, iria para a sua conta do MLB já que não há um cartão de crédito onde pudesse ser feito o estorno.

Cancelar compra no Mercado Livre direto pelo celular passo a passo

Cancelar compra no Mercado Livre pelo celular não tem diferença em relação ao processo que é usado em computadores, pois a plataforma oferece os mesmos recursos.

Portanto, basta usar os passos de acordo com a situação do pedido – se já foi pago ou não, se a mercadoria já foi enviada ou não.

Da mesma forma, a forma como cancelar compra no Mercado Livre pelo app também é a mesma que fazemos pelo sistema na web.


Como cancelar uma compra já paga e receber estorno?

Os processos de cancelamento (antes da entrega) ou de devolução (depois de entrega) já preveem os estornos do valor da venda nas contas do comprador e do vendedor.

Portanto, o processo como cancelar compra no Mercado Livre cartão de crédito está previsto, criando um crédito no cartão pelo valor total – mesmo que a compra tenha sido parcelada.

Se você desejar cancelar compra no Mercado Livre boleto, também é possível. Se você já efetuou o pagamento, ele será estornado de acordo com a forma usada:

  • Cartão de crédito: envio imediato de estorno para a administradora e que refletirá na próxima fatura;
  • Cartão de débito: estorno imediato do valor para a conta corrente;
  • Boleto: crédito do valor na sua conta do Mercado Livre.

Em todos os casos, o valor da venda será estornado do saldo a liberar do vendedor. Mas atenção!

Se você pagou em espécie, será de sua responsabilidade o risco para receber o valor de volta, pois o processo de cancelar compra no Mercado Livre devolve dinheiro apenas nas situações em que a plataforma gerencia através do Mercado Pago! Se você quer a garantia de recuperar o valor em caso de problemas, use o Mercado Pago!

Posso cancelar uma compra por atraso de entrega?

Com certeza, sim! Na verdade, a relação entre vendedor e comprador no MLB é toda baseada nas informações de venda do momento em que o item foi comprado mais as regras da plataforma quanto à qualidade de atendimento.

  • Três dias após a compra para que o item seja oficialmente despachado;
  • Sete dias após o registro de chegada (Correios) para devolução.

Se o vendedor prometeu a entrega do item em 15 dias, por exemplo, e ficar claro que houve descumprimento no despacho, é possível cancelar a compra, devolvendo o item caso já tenha sido entregue ou a ser recebido. É possível, inclusive, cancelar compra Mercado Livre antes de receber a mercadoria.

Baseado no descumprimento do prazo de entrega por parte do vendedor, você deve:

  1. Comunicar o vendedor sobre o descumprimento por mensagem na negociação;
  2. Aguardar a chegada do item;
  3. Não abrir a embalagem;
  4. Ir na sua página de Comprador na plataforma;
  5. Clique nos três pontos à direita, no item a ser cancelado;
  6. Selecione Devolução.

Nesse momento, se abrirá um processo, o vendedor será informado e emitirá uma etiqueta de devolução que você deverá colar na embalagem original. Por fim, entregue a mercadoria nos Correios para que seja feito retorno ao vendedor.

cancelar Mercado Livre conta

3 cuidados para cancelar uma compra por atraso de entrega

Como podemos ver, esse tipo de cancelamento é delicado, pois envolve um motivo com o qual o vendedor concorde – e nem sempre é simples provar. Portanto, para que o cancelamento tenha sucesso, listamos essas dicas.

  1. Documente tudo sobre a venda, incluindo a página do anúncio onde fique claro o prazo de entrega;
  2. Tenha em mãos comprovações de que o atraso ocorreu por responsabilidade do vendedor;
  3. Tenha cuidado redobrado para as compras entregues em mãos ou fora do Mercado Envios, pois você não terá a documentação do MLB sobre a entrega.

Com o processo, esses cuidados – e uma boa conversa – você tem como cancelar compra no Mercado Livre e receber dinheiro mesmo que o item já tenha sido despachado!

Como cancelar uma compra do Mercado Livre no cartão de crédito?

Em verdade, a forma como cancelar compra no Mercado Livre já paga inclui o estorno imediato do valor quando o pagamento é feito por cartão de crédito ou por saldo de conta MLB que a pessoa tenha usado.

Além disso, o valor da venda será estornado do saldo a liberar para a conta do vendedor, complementando o processo.

Como vimos nesse artigo, se você precisa cancelar uma compra no Mercado Livre, os processos são muito simples e seguros. E o melhor: são automáticos, para que a situação se resolve rapidamente, deixando o comprador tranquilo.

E não importa se você quer saber como cancelar a compra no Mercado Livre pelo celular ou pelo notebook; os passos são os mesmos! Quer saber mais?

Veja esse vídeo sobre como vender com segurança no Mercado Livre!