Skip to content

A Verdade Sobre PROCON Empresas





Já existe o projeto PROCON  empresas, conhecido em alguns estados como Expressinho.

O projeto foi criado para melhorar o relacionamento entre consumidor e empresa, devido ao aumento quase escandaloso de denúncias de más condutas.

As empresas com mais reclamações no Procon  estão cada vez mais interessadas em limpar o próprio nome, e com isso estão estreitando o relacionamento com o Procon.

Com esse acordo, o Procon,  que é o representante do consumidor, pretende agilizar todo o processo de resolução de problemas.




A maioria das empresas campeãs de reclamação já possuem um departamento específico para evitar que o consumidor necessite acionar o PROCON ou ainda entre com processos no Juizado de pequenas causas. Assim evitando que aumente a má reputação da empresa.

Aqui vamos mostrar a lista das empresas mais reclamadas no PROCON, e algumas ações realizadas pelas mesmas para evitar os conflitos com o cidadão.


reclamações de empresas no procon

Como consultar o PROCON Empresas

Com o projeto Procon  empresas o consumidor tem se beneficiado e muito, pois o atendimento muitas vezes pode ser direto com o fornecedor, o que agiliza a resolução do problema.




Atualmente ficou mais fácil fazer uma pesquisa de empresas no procon, a maioria dos sites do procon de cada estado já tem um sistema de busca por empresas, e até mesmo no site nacional:

  • Procon Nacional: https://www.consumidor.gov.br
  • Procon Rio de Janeiro: www.procon.rj.gov.br/index.php
  • Procon São Paulo: http://www.procon.sp.gov.br/


Ainda assim, pode-se conhecer lista das empresas mais reclamadas no procon através de sites como o ReclamaAqui (https://www.reclameaqui.com.br/).

Como ver reclamações de Empresas no Procon

Se quer saber no procon as reclamações de empresas com as quais está tendo problema, basta pesquisar pelo nome no site (https://www.consumidor.gov.br), precisando apenas procurar pelo nome da empresa.

Ou pode usar o site SINDEC:

  • Passo 1: Acesse o site SINDEC (https://sindecnacional.mj.gov.br)
  • Passo 2: Vá em FORNECEDOR,(https://sindecnacional.mj.gov.br/pentaho/api/repos/%3Apublic%3ASindec%3AFornecedor%3ASINDEC_Fornecedor.wcdf/generatedContent?) aqui estarão listadas as “Empresas mais Demandadas” nessa mesma página você pode classificar por ano, estado, e um procon específico.
  • Clique na imagem da “lupa”, que está em frente o nome da empresa e saberá quais as reclamações com maior incidência.


Em sites de busca na internet, ou mais específicos e até nas redes sociais, já pode ser encontra uma lista das empresas mais reclamadas no procon, e bem atualizada para o seu momento.

Empresas com mais reclamações no Procon

A lista de empresas com reclamações no procon é bastante extensa, as principais ainda são as companhias de telefonia e cartões de crédito. E isso pode ser facilmente verificado nos sites antes mencionados. Os melhores são:

  • Sindec: https://sindecnacional.mj.gov.br
  • Procon nacional: https://www.consumidor.gov.br

procon lista de empresas reclamadas

As informações são atualizadas praticamente todos os dias, assim os consumidores podem ficar sempre cientes da lista das empresas com mais reclamações. E quais são as reclamações feitas.

Procon lista de Empresas reclamadas

Sem dúvida nenhuma os primeiros lugares da lista das empresas com mais reclamações são ocupados pelas companhias de telefonia, seja por não cumprimento de contrato, cobrança indevida, falha de sistema, entre outros.

Na página do ReclamaAqui (https://www.reclameaqui.com.br/ranking/) você pode ter várias informações atualizadas diariamente, basta ter um cadastro no site e terá acesso a todas a essas informações.

lista procon empresas mais reclamadas

A informação mais importante nem sempre é consultar reclamações de empresas no procon, mas sim saber quais as empresas com o maior número de reclamações atendidas e solucionadas.

Procon Empresas Aéreas

As companhias aéreas estão deixando aos pouco de fazer parte da lista das empresas com mais reclamações no procon.

Isso por que a ANAC tem um sistema próprio para que os problemas com passageiros possam resolver os problemas sem acionar o Procon.

No site da ANAC (https://www.anac.gov.br/) é de fácil acesso fazer denúncias e reclamações.

Mas a própria instituição aconselha, como sempre, tentar acordo direto com a empresa, como primeiro passo, e até disponibiliza o contato de cada uma das companhias aéreas.

A atitude tomada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) pode ter ajudado a diminuir as empresas que estão no procon e agilizou o atendimento e resolução dos problemas.

Se a Empresa está no PROCON não é confiável?

Não se pode dizer que todas as empresas no Procon  não merecem confiança. O fato de ter algumas reclamações não define a empresa, pois cada caso é um caso. Mas sim, existe uma lista negra de empresas que deve ser evitada e consultada.

Na página (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php), você pode ver uma lista de empresas com reclamações no procon SP, que atuam em todo país e são consideradas empresas que não merecem muita confiança do consumidor.

Mas não se pode generalizar, muitas empresas reclamadas estão trabalhando para sanar os problemas.

Confira no vídeo abaixo e elimine todas as dúvidas que ainda ficaram.

Se ainda tem dúvidas ou apenas sugerir algum tema, deixe nos comentários.

E continue seguindo e aprendendo com nossos artigos em Atendimento Consumidor.