Skip to content

Procon Reclamação Online – Lute por seus direitos!





Entenda como funciona o Procon reclamação online e aprenda a registrar sua reclamação sem complicações. Todo mundo já passou pela situação desagradável de se sentir lesado na compra de um produto ou serviço, não é verdade?

Quando um produto ou serviço não é bem aquilo que esperávamos ou quando vem com algum tipo de defeito e não conseguimos uma solução adequada junto ao fornecedor, é normal nos sentirmos indignados.

Apesar disso, seja por falta de informações ou por acreditar que o procedimento seria muito complicado, a maioria das pessoas que se sentem lesadas não costuma tomar medidas cabíveis, como realizar Procon reclamação online.

Neste artigo, vamos desmistificar essa questão e mostrar como é fácil abrir reclamação online no Procon em diversos estados e cidades brasileiras.




Além do explicar como funciona o Procon reclamação online e ensinar o passo-a-passo de como fazer reclamação online no Procon, também explicaremos quais são as suas alternativas caso não consiga fazer a reclamação online.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre Procon reclamação online:

Procon Reclamação Online funciona?

procon reclamação online sc
Procon Online Funciona

Antes de tratarmos sobre o Procon reclamação online, é importante entendermos um pouco sobre esse órgão e suas funções, não é mesmo?

O Procon é o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Sua função é atuar como mediador de situações de conflito entre fornecedores de produtos e/ou serviços e seus consumidores, tendo em vista os interesses e direitos do consumidor.

Em outras palavras, é um órgão que busca proteger o consumidor, de acordo com seus direitos garantidos pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), nas situações em que ele for lesado ao adquirir um produto ou serviço.




Quando essas situações de conflito acontecem, o consumidor que se sentiu lesado deve procurar o Procon do seu estado ou município para que o órgão intervenha na situação em seu favor, caso tenha realmente razão.

Mas, para fazer uma reclamação sobre uma empresa no Procon, nem sempre é necessário ir fisicamente até uma unidade local. Uma alternativa interessante é utilizar o Procon reclamação online, que está disponível em diversos estados e cidades brasileiras.

O Procon é um órgão que pode ser estadual ou municipal, dependendo da localidade. Cada Procon possui seu próprio site, por isso o procedimento para reclamações online Procon varia um pouco entre cada um deles.




Mas, nas localidades em que está disponível, o serviço funciona, e pode ser uma ótima opção para quem quer fazer uma reclamação sobre alguma empresa, mas não quer ou não tem tempo de comparecer fisicamente até uma unidade do Procon.

Procon Reclamação Online: como é feito?

Como informamos acima, o Procon de cada estado ou município possui procedimentos e plataformas próprias para fazer uma reclamação online no Procon.

No caso do estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o procedimento pode ser feito de forma simples e rápida através de um site criado pelo governo especificamente para isso, o Procon Online, acessível por meio deste endereço: http://www.procononline.rj.gov.br/



Ao entrar no Portal de reclamações Procon online RJ, basta digitar os números que aparecem na tela e clicar em “Efetuar Reclamação”.

Depois disso, é só preencher o formulário da página seguinte com todos os dados solicitados para registrar sua Procon reclamação online.

Para fazer uma consulta Procon reclamação online no Portal Procon Online, acesse o site e informe o número do seu protocolo na seção “Acompanhamento da Reclamação”.

Já no caso do estado de São Paulo, o governo disponibiliza um sistema dentro do seu site oficial para que o consumidor possa fazer reclamação online no Procon sem dificuldades.

Acesse o Procon reclamação online SP neste endereço:

https://consumidor.procon.sp.gov.br/

Além desses dois exemplos, outros estados e municípios possuem procedimentos bem semelhantes para fazer Procon reclamação online.

Para saber como funciona na sua localidade, consulte o site do Procon do seu estado ou município.

procon reclamação telefone mg
Reclamação Online Procon

Denuncie ao Procon Online

Nos tópicos acima, mostramos como é simples e rápido o procedimento para registrar reclamação online no Procon.

Agora você não tem mais desculpas para deixar de transformar sua indignação em uma ação real para reparar os danos que você sofreu ao ser lesado na compra de um produto ou serviço, não é verdade?

Realizar Procon reclamação online é muito importante para que os fornecedores de produtos e serviços não se sintam impunes ao ameaçarem os direitos dos consumidores brasileiros.

Por isso, se você foi lesado, não deixe de fazer sua Procon reclamação online e denunciar os fatos.

Não consegui fazer a reclamação ao Procon, e agora?

Não conseguiu cadastrar reclamação Procon online? Não existe Procon reclamação online no seu estado ou município? Fique calmo, pois essa não é a única forma de fazer uma reclamação ao Procon.

Mas, nesse caso, o procedimento terá que ser feito “à moda antiga”. Ou seja, se, por alguma razão, o serviço de Procon reclamação online não existe ou não está funcionando na sua localidade, você deve se dirigir ao posto do Procon mais próximo para registrar sua reclamação.

E não se esqueça de levar sua documentação, juntamente com todo material que comprove a situação que você quer denunciar.Há também a possibilidade de você fazer sua reclamação por meio do telefone.

Ligar no número 151 – Horário de Atendimento Telefônico: De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 17h. Acesse o site Procon SP, para saber mais: https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/

Saiba mais sobre a reclamação online do Procon neste vídeo: