Skip to content

Reclamação INSS Resolve seus Problemas!





A categoria de reclamação INSS mais comum é a demora na avaliação do caso, mas é preciso entender que a instituição tem um prazo mínimo e o cidadão precisa esperar o término desse tempo para só então enviar sua indagação.

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, não tem uma boa reputação em sites de avaliação sobre o atendimento ao cliente, como por exemplo, o “Reclame Aqui!”, exatamente pela falta de respostas ou resoluções satisfatórias.

Bem antes de fazer reclamação ao INSS, o contribuinte deve averiguar alguns os fatores em relação aos serviços, para que ela seja aceita pela instituição, como por exemplo:



  • Tempo de espera de análise;
  • Atualização de leis;
  • Falta de documentação comprobatória;
  • E outros.

Mesmo com tantos requisitos a serem preenchidos, existem vários canais de atendimento para que o cidadão possa registrar reclamação no INSS e nos itens abaixo vamos compartilhar todas as informações essenciais.

Como fazer uma Reclamação INSS?

INSS reclamação
Reclamação INSS Resolve seus Problemas!

Existem algumas questões que a instituição não aceita como uma reclamação INSS efetiva, como por exemplo:

  • Processos que ainda estão dentro do prazo de análise, que é de 45 dias úteis.
  • Pedidos de benefícios que já tenham sido negados.

É possível acompanhar todo o processo de análise, para isso basta escolher uma das opções que estão na página: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/.

Caso seja inevitável fazer o registro de reclamação INSS, isso pode ser feito através dos seguintes canais de atendimento:

  • Atendimento Ouvidoria on-line: http://aplicacoes.mds.gov.br/souweb/preparePesquisaInternauta.do
  • Central de atendimento por telefone: 135, que atenda de segunda a sábado, das 7 às 22 horas;
  • Atendimento presencial: As informações sobre os postos de atendimento podem ser encontradas na página: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/rede-de-atendimento/.

Na página principal da ouvidoria existe um manual detalhado do que é aceito ou não pela instituição como uma reclamação INSS, basta acessar através do link: https://www.inss.gov.br/ouvidoria/.

 A Reclamação do INSS resolve?

O INSS apesar de ser um órgão federal, também tem o direito de contestar qualquer tipo de reclamação contra INSS, e algumas respostas já são bem conhecidas.




Por exemplo, em caso de demora quanto a análise do pedido de benefício, a resposta que a maioria das pessoas recebe é que o processo ainda está em análise e a demora é decorrente da falta de funcionários qualificados.

Registrar uma reclamação no INSS seja por qualquer motivo for, não significa que resultará em uma solução, e isso faz com que a população fique cada vez mais descrente na capacidade da instituição.

Existem outras formas de tentar manifestar o descontentamento, fazer denúncia ou reclamação sobre os serviços do INSS, essas ações seriam feitas através de outros sites governamentais, como por exemplo:

  • Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/central/#/
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão: https://www.inss.gov.br/acesso-a-informacao/servico-de-informacao-ao-cidadao-sic/

Ou seja, não existe uma garantia de solução mais rápida para as reclamações contra INSS, seja qual for o canal de atendimento ou site que resolver acessar.

Qual o telefone da Ouvidoria do INSS?

Existem apenas dois canais disponíveis para atendimento por telefone, e uma das opções oferecidas no menu principal é a ouvidoria, os números são:



  • Atendimento geral: 0800 728 0191
  • Número INSS: 135

Além de ter a opção para contato com a ouvidoria, é possível fazer reclamações do INSS, agendamentos e muitos outros serviços.

Quanto tempo a Ouvidoria tem para responder?

De acordo com o CGR – Controladoria Geral da União, o INSS tem um prazo de 30 dias para se manifestar, prazo que pode ser contestado devido à falta de pessoal e prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.

Ou seja, registrar uma reclamação junto ao INSS além de não ter nenhuma garantia de resolução, gera certa frustração, pois a espera por uma resposta pode ser longa.

INSS

Consultar Resultado da Reclamação.

Para acompanhar reclamação do INSS, é preciso estar com os dados pessoais e número do protocolo da manifestação já registrada no site. Essa consulta é feita na mesma página que foi a reclamação inicial: https://www.inss.gov.br/ouvidoria/.

O que significa Encaminhado à Área Solucionadora?

Normalmente essa expressão aparece ao consultar sobre uma reclamação do INSS ou quando se faz o acompanhamento do pedido de benefício na instituição.



A expressão, “Encaminhado à Área Solucionadora”, quer dizer que todo processo de análise já está em sua fase final, e o mesmo já foi enviado para o departamento de fará a última avaliação do caso.

Todo cidadão tem o direito de fazer a sua reclamação junto ao INSS ou qualquer outra repartição pública, ou mesma alguma empresa privada. E para que isso tenha resultados positivos é preciso conhecer as leis que protegem os consumidores.

Então veja com atenção todas as informações que estão no Atendimento Consumidor, para poder argumentar de maneira coerente e fazer valer os seus direitos.

Assista no vídeo abaixo um tutorial de como registrar uma manifestação no site de reclamação do INSS, e caso ainda tenha dúvidas entre em contrato conosco através da parte de comentário.