Pular para o conteúdo

Reclamar no Conar – Entenda facilmente como funciona!

conar denuncia





Apesar de pouco conhecido, o Conar tem um papel muito importante em nossas vidas, o de cuidar da publicidade de circula na internet e na TV.

Se sente prejudicado ou sentiu uma inverdade? Veja como denunciar e reclamar Conar nos tópicos deste artigo, continue a leitura.

Em tempos de internet todos podem reclamar Conar sobre propagandas inadequadas. O ato de reclamar Conar pode proteger muitas pessoas da alienação e conduta inadequada, principalmente crianças e adolescentes, diante das mídias online e offline. O órgão efetua seu trabalho com a ajuda da população.

Todos os dias são milhares de publicidades que circulam nas mídias brasileiras. O Conar é o controlador dessas propagandas, que devem seguir um rígido controle de regras.

As denúncias feitas ao Conar são muito importantes, já que as propagandas estão em todos os locais e nem todas passam pelo aval dos colaboradores do órgão. Por meio delas, é possível aplicar punições e tirar do ar o anúncio.




A partir deste serviço, os brasileiros são menos prejudicados com propagandas enganosas, imagens e atos abusivos, violência e outros crimes. Entenda o que é Conar e sua função para a sociedade:

Qualquer um pode reclamar no Conar?

conar denuncia
Reclamar no Conar – Entenda facilmente como funciona!

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, conhecido popularmente como por sua sigla. O Conar é um órgão público? Não, ele é uma ONG e atua com o auxílio de todos. É a partir de denúncias, que ele pode iniciar investigações e aplicar as punições cabíveis.




Qualquer pessoa pode realizar uma queixa por se sentir ofendido com uma publicidade, seja ela na internet, televisão ou de qualquer veiculação, como, por exemplo, pôsteres nas ruas. No entanto, existe uma regra clara para que a solicitação seja atendida: é indispensável se identificar.

Diferentemente das reclamações destinadas a polícia e outras entidades públicas, o Conar só aceita com identificação. Não existe a possibilidade de abrir um protocolo anônimo, por isso alguns indivíduos terminam por desistir de efetuar este processo.

No portal, o campo ‘faça sua reclamação sobre propaganda’ fica localizado no centro superior, para ser visto com rapidez e clareza. Para reclamar Conar, basta clicar, preencher um formulário e pronto!

Como Reclamar no Conar?





O site do Conar conta com uma série de informações importantes, como as regras da publicidade brasileira, notícias e tudo relacionado a este universo. Para quem precisa reclamar Conar, pode usar o portal.

Bem no início, e no topo, existe um campo específico para registrar uma queixa, mas é imprescindível se identificar. Não existe uma maneira de realizar um pedido anônimo. Veja como é simples:

  • Acesse o https://www.conar.org.br/;
  • Clique em ‘faça sua reclamação sobre propaganda’;
  • Preencha com nome, RG, e-mail, endereço, telefone e idade;
  • Registre os dados da ilegalidade, tais como produto, serviço e motivo;
  • Depois, basta acrescentar as provas do delito, em formato de imagens de até 5MB;
  • Pronto, basta aguardar o retorno da entidade.

Como acompanhar reclamações no Conar?

Quando uma reclamação é feita pelo site, o Conar abre investigação e verifica a veracidade dos fatos. Caso o motivo seja plausível, ele toma as decisões e submete as infrações. Na maioria das vezes a empresa é alertada e deve retirar do ar seus anúncios.

Em casos mais graves, ela é multa e processada, como já ocorreu com grandes nomes brasileiros. Conar abre investigação contra Gustavo Lima, após fazer ofertas inadequadas em suas lives na internet, é um exemplo recente do serviço prestado.

Cada denuncia só tem andamento depois que os fatos são comprovados, assim é aberto um processo administrativo após o cidadão reclamar Conar. Caso isto ocorra, o denunciante será informado. Os outros pedidos ficam arquivados e não podem ser consultados posteriormente.

conar

Como consultar empresas denunciadas ao Conar?

São mais de 40 anos de atuação no controle das publicidades brasileiras, assim o Conar casos acumula milhares de arquivos. Os consumidores podem acompanhar os trabalhos realizados pela ONG e saber se uma empresa já promoveu alguma ação irresponsável.

No site existe um campo específico para isto, veja:

  • Acesse o https://www.conar.org.br/;
  • Clique em ‘Decisões’, localizado na barra do menu;
  • Escolha o ano do fato na barra lateral. A partir dos anos 90, é possível verificar todas as empresas autuadas;
  • Escolha o tipo de irregularidade entre crianças e adolescentes, direitos autorais, identificação publicitária, respeitabilidade, veracidade e responsabilidade social;
  • Pronto, todas as instituições estarão listadas e nomeadas pelo fato ocorrido.

Ao clicar em uma delas, um campo é aberto. Nele, existem as informações sobre os fatos que ocorreram no delito e as medidas tomadas após alguém reclamar Conar.

Quais as funções do Conar?

O Conar acumula algumas funções, mas ainda é pouco conhecido do público. Muitos não sabem que possuem o poder de denunciar e ser atendido, para que a veiculação de uma propaganda abusiva seja pausada.

A missão da ONG é proteger o consumidor de publicidades indevidas, independentemente de seu delito. Para isso, atua com um competente time de especialistas, para analisar e aplicar as medidas necessárias.

Ele funciona até nas redes sociais, onde os influenciadores cometem delitos diariamente. O Conar e a publicidade infantil também enfrentam uma longa batalha, com os inúmeros vídeos de crianças vendendo itens para um público sem nenhum poder aquisitivo. Para que isso acabe, os cidadãos precisam reclamar Conar e dar voz a esse serviço, assim poderemos mudar aos poucos o Brasil.

Veja o vídeo: