Pular para o conteúdo

Confira os Melhores Sites de Reclamação

Sites de reclamação de empresas





Os sites de reclamação usado pelo consumidor devem ser acessados, quando o cliente tem uma reclamação a fazer a uma determinada empresa ou órgão, e o SAC – serviço de atendimento da empresa ou órgão, não atende ou quando resolve atender, não soluciona o problema em questão, deixando o cliente insatisfeito ou com o prejuízo na mão.

Portanto, ao se deparar com um problema de um bem ou serviço adquirido, você deve em primeiro lugar, entrar em contato com sites de reclamação de empresas, os famosos SACs de lojas como a C&A, Riachuelo ou Lojas Americanas.

Ao entrar em contato com o prestador de serviço, se documente, anotando dia, horário, nome do atendente, inclusive o número de protocolo deste atendimento.

Algumas empresas e prestadores de serviços, possuem sites de reclamação na internet para facilitar o atendimento ao consumidor nestes momentos. Porém, essa modalidade de atendimento, pode dificultar para o cliente no momento do registro da reclamação, pois nem todos tem habilidades de navegar na internet.




Ao longo deste artigo, iremos explorar este tema conforme os tópicos abaixo. Venha conosco nessa leitura e você ficará sabendo como agir:

Os Sites de Reclamação são confiáveis?

Sites de reclamação de empresas
Sites de reclamação de empresas

Conforme orientamos, ao se deparar com um problema na compra de um bem ou serviço, você deve em primeiro lugar entrar em contato com os SAC – Serviços de atendimento das empresas ou prestadores de serviços, através dos sites de reclamação deles.




Não obteve uma resposta favorável ou a solução do seu problema, procure então os sites de reclamação oficiais disponíveis no mercado.

Estes sites de reclamação são confiáveis e cada um deles tem a sua abrangência. Por exemplo, se quiser fazer uma reclamação na sua conta telefônica, acesse o site de reclamação Anatel. Se for uma reclamação sobre juros exorbitantes cobrados em uma conta corrente, procure o site de reclamação do Banco Central.

Para cada problema, existe um site de reclamação ao consumidor. Existe o Procon, a Anatel para telecomunicações, a Aneel para energia, o do banco Central para assuntos financeiros, a ANS para a saúde etc.

Por que usar Sites de Reclamação?





Todas as vezes que temos nossos direitos como consumidor subtraídos ou negados, devemos acionar o SAC – Serviço de atendimento ao cliente da empresa fornecedora deste bem ou serviço.

Quando não somos atendidos e não temos nossos direitos resguardados, devemos então procurar os sites de reclamação.

Portanto, ao procurar por um site oficial de reclamação, você certamente será atendido por uma equipe com bastante experiencia e especialização no gerenciamento e na solução de conflitos com o consumidor. Eles têm muito conhecimento e expertise na área de atuação de cada um: energia elétrica, telefonia, instituição financeira, lojas etc.

Assim, se você tiver um problema com uma entrega de uma compra realizada no Mercado Livre, reclame primeiro no site de reclamação do mercado livre e caso não tenha seu problema resolvido, faça uma reclamação no Procon.

Quais os melhores sites para reclamar no Brasil?

Os principais sites de reclamação existentes no Brasil vão desde o site de reclamação do banco central ou o site da ANEEL.

A seguir listaremos esses sites com sua abrangência. Quando falamos de um site de reclamação da Brastemp ou de um site de reclamações do boticário, estamos falando do SAC – Serviço de Atendimento ao consumidor de cada empresa:

  • Consumidor.gov.br – Para reclamações em geral

https://www.consumidor.gov.br/

  • ANATEL – Para serviços de telecomunicações,

https://www.anatel.gov.br/institucional/

  • Banco Central do Brasil – Para reclamações sobre finanças,

https://www.bcb.gov.br/

  • SUSEP – Para reclamações de seguros,

https://www.susep.gov.br/

  • ANEEL – Para reclamações de energia,

https://www.aneel.gov.br/

  • ANS – Para reclamações de seguros de saúde,

https://www.ans.gov.br/

Portal do Consumidor – Para reclamações que não se enquadrem em um serviço específico, https://www.consumidor.gov.br/

Sites e portais de reclamação de consumidores

As reclamações são atendidas? Como funciona?

Os sites e portais de reclamação de consumidores estão prontos para atender todos os clientes que têm seus direitos violados e não podem ficar no prejuízo. Para acessar os sites como o Procon, Portal do Consumidor, Banco Central do Brasil, ANEEL, ANATEL, ANS, SUSEP, dentre outros, você acessa a página na internet, cadastra um login e uma senha e passa a um atendimento personalizado de acordo com a sua reclamação.

Estes sites de reclamação tem uma regra própria para cadastro do usuário e a inserção dos dados referente a reclamação, como relatos e documentos evidenciando o problema. Outro ponto muito importante e que deve ser considerado é o tempo que cada órgão leva para dar uma resposta ao consumidor. Se certifique desse tempo de resposta para acalmar as suas expectativas.

Portanto, ao se cadastrar nestes sites com um login e uma senha, você mesmo pode fazer o acompanhamento do processo através de consultas nos próprios sites.

Como denunciar loja na internet?

Ao se sentir lesado com relação ao direito do código do consumidor, o cliente pode e deve fazer denúncias junto aos órgãos competentes. Estes órgãos têm equipes competentes e especializadas para resolver essas reclamações em tempo hábil e não deixar o consumidor no prejuízo.

Além de fazer a sua reclamação, o consumidor pode também registrar uma queixa ou denúncia contra o próprio estabelecimento ou fornecedor que o lesou e está queixa pode ser realizada no portal www.consumidor.gov.br. O consumidor deve inserir seus dados pessoais e os dados da empresa que queira denunciar. Ao fazer a denúncia, deverá incluir anexos, documentos, fotos e relatos que enriqueçam a queixa.

A reclamação é pública e fica disponível para todos os consumidores. Todo mundo pode ter acesso a esse cadastro de más empresas ou más prestadores de serviços. Com relação aos dados do reclamante, é mantido em sigilo.

Espero que este artigo o tenha ajudado a saber como registrar uma reclamação pela violação do seu direito como consumidor nos órgãos competentes. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página  e aproveite o conteúdo de nosso blog: Atendimento Consumidor  e veja outros artigos.